> > > Residência Grama

Residência Grama

Residência Grama
Para que a vida acontecesse do lado de fora, o escritório Vasco Lopes Arquitetura projetou uma casa térrea com ampla varanda e integrada ao jardim Foto/Imagem:Maira Acayaba

Vivência externa

O objetivo do projeto de arquitetura da Residência Grama foi desenvolver um projeto em que a vida acontecesse do lado de fora. Partindo dessa premissa, os arquitetos criaram uma casa térrea integrada ao jardim e com ampla varanda, na qual os moradores pudessem ficar a maior parte do tempo. “Os muros revestidos de pedra e massa texturizada favorecem a intimidade dos espaços privados, isolando-os do olhar externo” relata o arquiteto Vasco Lopes, titular do Vasco Lopes Arquitetura.

Com a intenção de privilegiar a vista para o campo de golfe, a construção foi implantada na diagonal do terreno. “O diferencial da residência é o dimensionamento dos espaços que são amplos, iluminados e com o visual todo voltado para fora” comenta o arquiteto.

Fachada de pedra

Com volumes retos, materiais naturais e trabalho com texturas, linhas de design nortearam o projeto, como o traço marcante da casa, que é o muro curvo de pedra com a função de um filtro para a fachada.

“Entre os materiais utilizados estão pedra (empenas), massa texturizada feita na obra (muros), concreto (abas) e madeira rústica empregada no revestimento do volume da caixa d’água e nos pilares da varanda”, conta Vasco.

Os espaços da casa são divididos em três alas interligadas: um bloco de dormitórios; outro, de serviço; e um terceiro, de salas com uma varanda no centro.

Iluminação e paisagismo

Com a intenção de obter iluminação indireta e valorizar as paredes e texturas principais, o escritório adotou projeto de luminotécnico específico.

O paisagismo privilegia a arquitetura, evidenciando os pontos de vista e trabalhando com a vegetação em grandes massas de cores contrastantes. “A realização do trabalho de forrações na casa mostrou-se essencial. Ela viabilizou a permanência de algumas árvores nas laterais e na fachada frontal”, explica Vasco.

Projeto de interiores

“O projeto de interiores reúne arquitetos e proprietários, procurando utilizar os móveis já existentes” diz. O revestimento de madeira nas paredes e mobiliário dá o tom aconchegante, a cor azul-marinho predomina ao compor com tecidos de cor neutra. Alguns toques coloridos foram inseridos nos objetos decorativos para dar vida a alguns ambientes.


Escritório

Vasco Lopes Arquitetura12 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 2.500
Área construída: 529

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo