> > > Apartamento Loloite

Apartamento Loloite

Apartamento Loloite
Este projeto assinado pelo escritório Urbanode Arquitetura foi pensado para o conforto e bem-estar de todos os seus dez moradores, dos quais seis são pets Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Natureza implícita

Morada de um casal, seus dois filhos e seis pets – entre gatos, cachorros e tartarugas – o Apartamento Loloite foi reformado para melhorar a relação da família com o imóvel, que anteriormente era muito compartimentado e pouco integrado. Assinado pelo escritório Urbanode Arquitetura, o projeto da cobertura localizada na zona norte de Porto Alegre proporcionou mais fluidez e iluminação natural aos ambientes.

Quando os clientes procuraram o escritório, o objetivo era fazer uma pequena otimização numa parede do primeiro pavimento, mas depois de algumas conversas e visitas a equipe concluiu que mais intervenções eram necessárias e a família aceitou as sugestões, deixando intactos apenas os dormitórios e a sala de TV.

Curiosamente, o ponto de partida do projeto de 83 m² de área construída foram os animais de estimação. Com uma bela e respeitosa relação com a natureza, a proprietária fez questão que os espaços fossem pensados para todos que os habitam. Outro destaque são os tipos de materiais e cores escolhidas, majoritariamente naturais, como tijolos de barro, madeira, pedras e tons amadeirados.

Na parte inferior, a prioridade foi a integração da sala de estar com a cozinha, que exigiu a retirada da parede divisória e reforço metálico com viga em perfil ‘’I’’. Além disso, toda a marcenaria do lar foi redesenhada.

Na parte superior, o home office se tornou um ambiente claro e minimalista, com poucos elementos e fortemente banhado por luz natural. Fazendo a vez de guarda-corpo da escada, um móvel foi idealizado para os gatos da casa. Na parte externa, um espelho d’água para as tartarugas norteia a área de lazer e estar. A partir do elemento, foram colocados bancos articuláveis, um pergolado iluminado por mangueira de LED e paisagismo que leva árvores frutíferas, como pés de laranja, limão e maracujá.


Escritório

Urbanode Arquitetura9 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 83

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo