> > > Apartamento Jeanette

Apartamento Jeanette

Apartamento Jeanette
Assinada pelo Urbanode Arquitetura, a reforma do Apartamento Jeanette levou mais charme e conforto para o lar de uma senhora Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Casa nova aos 80

Após ficar viúva, dona Jeanette, uma simpática senhora de 80 anos, percebeu que sua cobertura era grande demais para viver sozinha. A decisão de se mudar para uma área mais central da cidade – e mais perto da família – trouxe junto do apartamento recém-adquirido a necessidade de uma reforma, assinada pelo escritório Urbanode Arquitetura.

Projetar para uma cliente da melhor idade se mostrou uma rica e proveitosa experiência para a equipe, que foi surpreendida pelo seu posicionamento flexível e aberto a sugestões.

O que mudou

A fim de ganhar integração e receber mais ventilação e iluminação naturais no imóvel de planta antiga, a parede que separava a sala e a cozinha foi retirada. O parquet foi recuperado, recebendo cobertura de verniz fosco. Além disso, todas as esquadrias e acabamentos de piso foram substituídos.

O generoso contrapiso garantiu mais flexibilidade na hora de propor modificações, permitindo a passagem de tubulação e mudança na posição das instalações de áreas mais rígidas, como as áreas molhadas.

Para os acabamentos, a moradora pediu tons claros. O mármore Paraná está presente no banheiro e na cozinha. No mesmo ambiente, pastilhas revestem as paredes e seguem para a área de serviço, diferindo apenas nas cores.

O parquet foi recuperado, recebendo cobertura de verniz fosco Foto: Marcelo Donadussi

O projeto de interiores

A mescla de uma intervenção de estilo contemporâneo com o mobiliário vintage é o charme do projeto. Para os arquitetos, um dos maiores desafios foi dizer que alguns móveis bastante antigos da cliente não se encaixariam na proposta. Depois de conversas amigáveis e produtivas, foi possível manter os itens qualidade em termos de design e de maior apego emocional para dona Jeanette.

Além da marcenaria fixa, a mesa de bordado e o móvel da televisão foram desenhados pelo escritório. Rica em detalhes e muitas lembranças, a decoração ficou por conta de souvenirs, porta-retratos e pequenos adornos que contam histórias.


Escritório

Urbanode Arquitetura9 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Conclusão da obra: 2019
Área construída: 86

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo