> > > Apartamento Flene

Apartamento Flene

Apartamento Flene
Uma família do interior do RS adquiriu um imóvel na capital gaúcha e decidiu reformá-lo por completo. Assinado pela Urbanode Arquitetura, o projeto melhorou a relação entre os ambientes com um toque clean e aconchegante Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Lar metropolitano

O Apartamento Flene é o endereço metropolitano de uma família do interior do Rio Grande do Sul. Situado num edifício dos anos 90, o imóvel passou por uma reforma que melhorou a relação da cozinha com a sala de estar e o jantar, de modo que os proprietários fiquem unidos nos dias em que estão na cidade. O trabalho foi assinado pelo Urbanode Arquitetura.

O projeto foi pautado nas preferências dos proprietários, um casal apaixonado por design e viagem. De acordo com o escritório, eles queriam um estilo contemporâneo e clean, sem deixar de lado o aconchego.

Mudança no layout

A parte social foi pensada de maneira longitudinal, criando amplitude e deixando luz e ventilação naturais entrarem em abundância. Para que isso acontecesse, foi necessário retirar a parede de alvenaria que dividia os ambientes.

Mesmo com os espaços já integrados, alguns fatores levaram os arquitetos a marcar a separação do jantar em relação ao restante da parte social. A existência de um pilar no acesso à área íntima apresenta um recuo de 40 cm em relação à parede do estar. Já a posição da viga de borda da parede retirada também não favorecia a proposta de longinquidade do ambiente.

A solução foi marcar as funções através da marcenaria. Um painel de aspecto amadeirado abraça o jantar e, junto com o acabamento das cadeiras e da mesa, gera um microclima. A fim de causar contraste, os arquitetos optaram por usar branco nos acabamentos da cozinha, da churrasqueira e do estar.

Interiores

Ter materiais de revestimento e acabamento em tonalidades claras foi um dos principais pedidos dos clientes, já que todos esses elementos eram escuros no projeto original do apartamento.

Destaque para os acabamentos da cozinhaFoto: Marcelo Donadussi

Agora, os ambientes contam com peças de MDF em, pelo menos, três tons: branco, amadeirado e cinza claro. As pedras, que também foram escolhidas a partir do mesmo princípio, conferem elegância à composição.

Além do aparador acomodado na entrada do imóvel – desenhado especialmente para a proprietária –, todos os móveis embutidos foram desenvolvidos pelo Urbanode. O resultado é um projeto de atmosfera acolhedora, perfeito para receber a família durante os dias na cidade.


Escritório

Urbanode Arquitetura9 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2019
Conclusão da obra: 2019
Área construída: 90

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo