> > > Casa R&D

Casa R&D

Casa R&D
A Casa R&D – assinada pelo escritório Uffizi Arquitetura – possui espaços integrados com a natureza local e a presença do aço como elemento de destaque Foto/Imagem:Renato Nishimura

Em harmonia com a natureza 

A pedido dos moradores da Casa P&D , o escritório Uffizi Arquitetura buscou explorar o aço como principal elemento estrutural do projeto arquitetônico, pelo fato de ser um material com design industrial.

O elemento foi combinado com a madeira em seu aspecto natural e pedras com o objetivo de harmonizar com as áreas em que a paisagem presente nos interiores e não entorno, criando assim uma morada acolhedora.

Localizada no interior do estado de São Paulo, na cidade de Jaguariúna, a residência está implantada em um terreno de esquina, com o privilégio da vista para uma área verde encontrada no fundo de um vale.

A premissa para o projeto foi criar uma arquitetura com aberturas voltadas para a vista privilegiada, criando áreas abertas e externas nos três níveis do projeto: térreo, primeiro andar e segundo andar.

A área gourmet se estende à piscina Foto: Renato Nishimura 

No térreo, o jardim e piscina foram desenhados para se integrar com uma paisagem externa ao terreno. No primeiro pavimento, com uma varanda vir para a família e não terraço para uma família desfrutar a natureza que cerca a área de implantação com vista desobstruída de outros edifícios.

Ideia inicial

Outro elemento marcante ainda na composição da arquitetura foi a escolha da materialidade da porta principal de acesso à entrada da casa, criada como um marco cromático inserido em um plano revestido de pedra ferro. Cria-se assim um convite explicito a se vivenciar essa casa por dentro.

Internamente a casa se volta para as áreas externas, com um térreo de ambientes integrados, proporcionado pelo sistema estrutural em aço e seus grandes vãos. Não somente salas e cozinha se tornam um grande ambiente, mas como áreas externas tornam-se quadros naturais e vivos para serem visualizados de diversos pontos da casa. Na área de lazer, novamente o paisagismo apreciado em conjunto com a arquitetura, criam uma mescla entre natural e construído, para trazer conforto e aconchego para a família dessa família.

Por fim, os ambientes mais privativos como banheiros e quartos também se privilegiam da exploração visual dos ambientes naturais que cercam a implantação do projeto, possibilitando aos moradores acordarem e visualizem o verde natural dos arredores ou o céu em seus dias de azul.


Escritório

Uffizi Arquitetura1 projeto(s)

Local: SP, Brasil

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo