> > > RB12

RB12

RB12
Com fachada bioclimática, o edifício corporativo RB12 é o primeiro do Brasil projetado com base na geração de energia Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Admirável desempenho

Instalado na principal via comercial do centro carioca, o edifício corporativo RB12 é destaque pela grandiosa fachada bioclimática após passar por um retrofit. “Esse prédio, o primeiro com projeto baseado na geração de energia do país – por meio de painel solar e pilha combustível –, tem uma fachada inovadora composta por um jogo de vidros com brilho diamantado em zigue-zague. Além disso, conta com paisagismo suspenso”, destaca a equipe do escritório franco-brasileiro Triptyque.

O prédio é o primeiro empreendimento corporativo brasileiro a instalar painéis fotovoltaicos em sua fachada para produzir energia de maneira totalmente sustentável. “O RB12 traz um conceito inovador de sustentabilidade. Segue tendência mundial do retrofit, que consiste na adaptação e melhoria de edifícios antigos para que eles atinjam um padrão sustentável”, explicam os profissionais.

A gestão do consumo de água, o conforto térmico, a utilização da pilha combustível, a instalação dos painéis e o aproveitamento da luz natural são algumas das exigências ambientais que a edificação atende.

Projeto é exemplo

A equipe da Triptyque também ressalta as novas tecnologias utilizadas na projeção do edifício. “É a primeira vez no Brasil que células de hidrogênio transformam o gás de rua em eletricidade. Essa e outras soluções proporcionam economia aos compradores e mais visibilidade às empresas que ocupam o prédio”, destacam.


Escritório

Triptyque Architecture20 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 4728

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo