> > > Casa I

Casa I

Casa I
Com 250 m², a Casa l foi projetada pelo Tria Arquitetura para estar totalmente ligada à natureza em dois sentidos: materiais e iluminação natural Foto/Imagem:Júlia Ribeiro

Natureza em casa

A premissa seguida pelo escritório Tria Arquitetura no projeto arquitetônico da Casa I foi construir um espaço aconchegante e totalmente ligado à natureza em dois sentidos: materiais e iluminação natural. O resultado disso é uma residência de 250 m² com programa simples e extremamente aberta.

Segundo a arquiteta Sarah Bonanno, os clientes queriam uma morada de fácil manutenção, com ambientes tão abertos quanto fluidos. E, principalmente, que a casa oferecesse áreas de convivência integradas para receber a família e os amigos com total conforto.

Dois pontos foram definidos: os espaços precisavam ser generosos e o volume deveria refletir esse aspecto de fluidez. Com isso, os arquitetos Sarah Bonanno, Marina de Almeida e Bruno Araujo (coautor) distribuíram a residência em “L”, criando, assim, um único núcleo para as áreas social (pavimento térreo) e íntima sobreposta no mesmo bloco.

A residência possui 250 m² Foto: Júlia Ribeiro

“Existem muitas interações de ambientes. A sala de estar está integrada com a cozinha; juntas se abrem para a área de lazer através de grandes vãos formados pelas portas de vidro que, mesmo quando fechadas, possibilitam a visibilidade dos espaços”, descreve Bonanno.

“Existem muitas interações de ambientes. A sala de estar está integrada com a cozinha; juntas se abrem para a área de lazer através de grandes vãos formados pelas portas de vidro que, mesmo quando fechadas, possibilitam a visibilidade dos espaços”, descreve Bonanno.

Materiais naturais

As aberturas da Casa l conectam os moradores à natureza, uma vez que permitem a entrada de luz e favorecem a circulação de ar. Outro elemento que reforça isso é o paisagismo – presente especialmente na cobertura da garagem com uma vegetação formada pelo capim-do-texas, por sua vez escolhido pelo movimento e pelas cores.

Os materiais também aproximam os usuários da natureza, pois foram mantidos no estado mais natural possível. “Exploramos as texturas e a paleta de cores, complementares às da casa”, esclarece Bonanno.

A fachada é composta por paredes lisas e uma grande empena de pedra moledo com encaixe orgânico. Chama a atenção a combinação entre a divisória da garagem e a porta em aço corten, cujo recuo se estende para o segundo pavimento.

No interior, o destaque fica por conta da marcenaria em madeira freijó, sobretudo, o volume que fica logo na entrada, marcando o acesso ao lavabo e ao escritório.

 

Escritório

Tria Arquitetura11 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 250

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo