> > > Casa Diáfana

Casa Diáfana

Casa Diáfana
Uma antiga residência no centro de Mérida, no México, passou por uma reforma que respeitou todos os elementos da antiga estrutura Foto/Imagem:Verónica Gloria Hernández

Entre o antigo e o novo

A revitalização do centro histórico de Mérida, capital de Yucatán (México), trouxe um novo valor para o patrimônio construído na cidade e, consequentemente, para a antiga Casa Diáfana.

De fora, ela nada mais é do que mais uma morada tradicional da cidade, mas por dentro surpreende pela mescla de estilos, integração dos espaços e respeito à estrutura antiga – características comuns nos projetos do Taller Estilo Arquitectura.

“O edifício visa misturar duas linguagens; uma pertencente ao passado e outra contemporânea, resultando em uma arquitetura sustentável com uso adequado dos recursos”, complementam os arquitetos.

Mescla de estilos

Quarto de hóspedes Foto: David Cervera Kon

Segundo os arquitetos, a proposta era que as partes preexistentes da edificação ganhassem maior metragem e durabilidade. Sendo assim, o hall foi mantido na sua essência: ladrilhos hidráulicos, esquadrias e escada de madeira. No térreo ainda estão quarto de hóspedes, uma pequena saleta, banheiro, quarto de serviço etc. (todos em sua forma original).

Um pouco mais a frente foi incluída sala de estar, jantar e cozinha, voltadas para o norte para que fossem agraciadas pela luz natural vinda da área da piscina.

“A rigidez da composição da planta arquitetônica rompe com as áreas externas usando elementos orgânicos que fornecem fluidez ao espaço. A piscina elíptica é o elemento central do pátio e funciona como um nivelador de temperatura: o vento passa sobre a água e o interior da casa é resfriado.”

No segundo andar foi anexado um mezanino com a suíte principal, com closet e banheiro principal.

“A Casa Diáfana busca possibilitar que as pessoas e suas atividades preencham com conteúdo e transformem a casa com um cuidado pelo contemporâneo e a reavaliação do existente. É uma proposta experimentando o uso de materiais, proporções, espaços e tipologias ”, finalizam os responsáveis.


Escritório

Taller Estilo Arquitectura3 projeto(s)

Local: YU, México

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo