,
> > > Casa Paraty

Casa Paraty

Casa Paraty
Construída em meio à montanha, a Casa Paraty é envolvida por mar e areia, e abraçada pelas árvores da região litorânea Foto/Imagem:Nelson Kon

Nas pedras de Paraty

A Casa Paraty foi implantada em um dos lugares mais paradisíacos do país, de fronte à praia, sobre robustas pedras e bem no meio da montanha. A residência integra-se à esbelta natureza da região ao fixar-se entre as dezenas de árvores que abraçam o partido.

Topografia irregular

O projeto assinado por Marcio Kogan e sua equipe, do studio mk27, surpreende por sua construção quase improvável, considerando os dois volumes em concreto aparente que ‘equilibram-se’ sobre as rochas do litoral. Um balanço de 8 m avança da montanha quase à altura da praia. Assim, mar e areia tornam-se o ‘tapete de entrada’ para uma residência que explora com maestria um terreno inimaginável para morar.

Distribuição bem definida

O acesso à casa é possível somente de barco. Vislumbra-se a entrada com uma espécie de ponte metálica sobre um espelho d’água forrado por cristais. O caminho leva ao primeiro pavimento, projetado com sala de estar, cozinha e área de serviço. O espaço é marcado por um grande vão de 27 m e amplas janelas de vidro que se abrem para a paisagem. No andar superior, interligado pela mesma escada, ficam os cômodos íntimos.

Do graveto ao concreto

A Casa Paraty é construída com painéis retráteis de graveto de eucalipto que exploram a frente e protegem os dormitórios do sol; pátios internos com iluminação zenital; concreto aparente em todas as paredes; e coberturas para terraços – dos mirantes aos jardins.

Escritório

studio mk2732 projeto(s)

Local: RJ,Brasil
Início do projeto: 2006
Conclusão da obra: 2009
Área do terreno: 50.000
Área construída: 840

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo