> > > Casa MB26

Casa MB26

Casa MB26
Localizada em Curitiba, Paraná, a Casa MB26 possui linhas retas e simples, inspiradas nos principais modernistas Foto/Imagem:Daniel Katz

Volumes definidos

Com terreno em desnível, os arquitetos do Studio MG2 Arquitetura tiveram dificuldade para adaptar a construção da Casa MB26 no solo. Para solucionar o problema, os profissionais subiram 40 cm da casa em relação ao jardim, fazendo-a parecer flutuar sobre a grama. “Finalizamos o projeto com linhas retas e muita simplicidade. A nossa inspiração teve como referência os principais modernistas”, declara o arquiteto Rafael Gimenez Gonçalves.

Diferenciais

Volumes bem definidos e puros são as características que marcam a casa localizada em Curitiba, Paraná. Além disso, os arquitetos buscaram obter integração máxima com o bosque lateral e maior exposição ao sol. “Um dos diferenciais são as grandes aberturas de vidro. Esta é a única casa que possui jardim frontal voltado para o norte”, conta Rafael.

Iluminação

“Para o projeto de iluminação procuramos valorizar cada espaço e detalhe da construção. Há uma iluminação especial somente para o bosque. A ideia é ter esta área toda iluminada para que ela faça parte diretamente dos espaços sociais e não seja um ambiente apagado”, comenta o arquiteto.

Paisagismo

Para os destaques do paisagismo foi implantada uma barreira verde frontal que dá privacidade ao jardim principal. “Buscamos integrar a lateral com o bosque acrescentando árvores exóticas em locais pontuais e estratégicos”, relata.

Desenvolvimento do projeto

A copa se abre para a sala de jantar e integra estes espaços, utilizados para eventos sociais maiores. A churrasqueira fica localizada no mesmo espaço do living com ligação direta para a cozinha. “Exploramos muitas lâminas de madeiras diferentes, algumas importadas do Chile, como aquelas que estão presentes no painel curvo do living e nos móveis da churrasqueira. Usamos, também, portas altas sem vistas e rodapés embutidos. Já o mobiliário tem acabamento desenhado em laca branca e ébano. Entre os materiais predominantes encontram-se a alvenaria, o alumínio das esquadrias, o vidro, a madeira cumaru em réguas e o concreto em placas”, finaliza.


Escritório

Stúdio MG23 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 1.099
Área construída: 517

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo