> > > Residência São Paulo

Residência São Paulo

Residência São Paulo
Assinada pelas arquitetas do Studio Mac, a Residência São Paulo passou por uma reforma que aprimorou a planta do imóvel e o transformou em um reduto de bem-estar para seus moradores Foto/Imagem:Sidney Doll

Transformação de dentro para fora

Após reforma completa que aprimorou a planta do imóvel e transformou os ambientes, a Residência São Paulo tornou-se sinônimo de bem-estar e conforto para seus moradores. O trabalho foi assinado por Carol Multini e Marina Salomão, titulares do Studio Mac.

Com ares contemporâneos e ambientes integrados, o lar atende exatamente aos desejos e demandas dos clientes, um casal que adora sentir a casa viva, cheia de amigos e familiares. Além de aconchegante para receber os filhos – que passam temporadas na residência–, ela deveria ser confortável para trabalhar.

O pavimento térreo é todo conectado, tendo, ao centro, a sala de televisão. De acordo com as arquitetas, uma área da casa tem pé-direito rebaixado, com uma diferença de altura significante. A solução para esse espaço foi projetar um cubo de madeira que faz a transição entre o living e a cozinha. Todo revestido por lâmina de madeira natural, o espaço abraça um rack de mesmo material. Nele, miniadega, bar e equipamentos de home theater fazem parte do lazer interno dos proprietários.

Oposta ao living, a sala de jantar se integra à cozinha e área externa. A fim reforçar a sensação de continuidade, todo o pavimento térreo é revestido por um porcelanato na cor “cru”. A mesa de jantar leva lâmina sinterizada padrão Calacata Gold, o mesmo material utilizado nas bancadas da cozinha. Já a ilha com cooktop recebeu belas banquetas que permitem a aproximação dos convidados na hora do preparo dos alimentos.

O projeto flerta com o estilo industrialFoto: Sidney Doll

Apesar de poucas mudanças na planta original, a construção é bastante antiga e precisou de reforma total nas partes de elétrica, hidráulica e esquadrias. O projeto flerta com o estilo industrial – as antigas janelas de madeira, por exemplo, foram substituídas por esquadrias de alumínio preto. O mesmo tipo de estrutura é visto em prateleiras metálicas. Em alguns cômodos, a iluminação em trilho embutido reforça a proposta. “O mobiliário mescla peças contemporâneas e abusa das combinações entre madeira e cimento queimado”, conta a dupla.

Área íntima

Estabelecida no segundo pavimento, a suíte do casal é dividida entre quarto, closet e banheiro. Onde antes havia apenas uma janela, agora fica uma porta de correr que leva à varanda suspensa por estrutura metálica. “De dupla função, ela também protege os carros, no andar inferior, e integra a suíte com a cidade”, afirmam.

Um painel de madeira em lâmina natural de carvalho americano compõe a cabeceira da cama, ripada e iluminada. Acessado através de portas de correr, o closet é funcional e organizado em armários e cômoda de acessórios. Por fim, o banheiro é como um spa, com bancadas e duchas duplas e hidromassagem.

Para as crianças, as arquitetas pensaram em um quarto lúdico e multiúso, que também tem função de brinquedoteca, já que objetivo era que elas se sentissem confortáveis para brincar. Além de organizar os brinquedos, uma estante que se estende por toda a lateral do cômodo conta com um círculo central que pode se tornar uma poltrona para as horas de leitura. Ainda mantendo a integração do espaço, uma divisória vazada garante privacidade dos irmãos.

Do lado de fora

Piscina, churrasqueira, lareira e jardim eram exigências dos clientes Foto: Sidney Doll

Igualmente bem pensada e bem estruturada, a área externa conta com generosos 225 m². Piscina, churrasqueira, lareira e jardim eram exigências dos clientes. Somando ao espaço, o paisagismo previu uma horta e diversos jardins verticais, com espécies de fácil manutenção. Piscina e churrasqueira convidam a banhos de sol e reuniões em família. Outro destaque é a lareira, que fica abaixo do nível do piso e é ladeada por quatro bancos de madeira que formam um quadrado.


Escritório

Studio Mac1 projeto(s)

Local: SP, Brasil

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo