> > > SN House

SN House

SN House
Casa em Londrina foi projetada em um terreno em aclive com máxima privacidade para a área de lazer, materiais simples e design marcante Foto/Imagem:MCA Estudio/Denilson Machado

Ousadia geométrica

‘Uma casa de arquitetura forte’. Assim descreve o idealizador do projeto, o arquiteto Guilherme Torres. A residência térrea, localizada em Londrina, no Paraná, foi desenvolvida no nível mais alto de um terreno em aclive.

A ousadia, de acordo com Guilherme, foi a projeção da área de lazer independente em um grande vão livre de 20 m de comprimento. “A ideia de suspensão e vazio foi um ponto vital do projeto”, explica. O arquiteto ainda destaca a importância dos sistemas que fortalecem o aspecto sustentável da obra. “Para a gestão inteligente dos recursos naturais foi adotada a captação de águas pluviais utilizadas para regar os jardins, assim como o uso de energia solar para aquecimento da piscina e água em geral”. Além disso, a eficiência térmica é garantida com uso de ventilação cruzada nos ambientes, em conjunto com o isolamento térmico do telhado.

Materiais de destaque

O ponto alto do projeto é o bloco de quartos em frente ao terreno, que recebe brises de madeira para privilegiar a iluminação natural. Junto a eles, o uso de materiais simples como o concreto aparente em algumas áreas e o grande muro de pedra que cria a privacidade necessária para a área de lazer também se destacam.

Paisagismo

Três cedros foram plantados na área da piscina, representando o casal e o filho, e homenageando a ascendência árabe da família. A casa está imersa em uma paisagem natural, composta por uma floresta de sessenta resedás plantados em pontos estratégicos.


Escritório

Studio Guilherme Torres19 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2009
Área do terreno: 1.483
Área construída: 808

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo