> > > TAJ Bar & Restaurante

TAJ Bar & Restaurante

TAJ Bar & Restaurante
Reformado pelo Studio Guilherme Bez, o Taj Bar teve acabamentos substituídos, eliminou o layout antigo e trouxe para a casa os sabores, ritmos e costumes exóticos do oriente Foto/Imagem:Gerson Lima

Design oriental

Entrar no restaurante e lounge Taj Bar, localizado em Curitiba, Paraná, é vivenciar o universo gastronômico indo-asiático e as novas tendências musicais e culturais a partir da arquitetura e decoração. Sabores, ritmos e costumes de países exóticos como Laos, Camboja, Índia e Tailândia estão representados em todos os detalhes que compõem a casa, como se tivessem sido transportados para o ambiente.

A transformação e personalização do lugar começou com uma grande reforma da área de 150 m², realizada pelo Studio Guilherme Bez, que eliminou o layout antigo; realocou o bar posicionando-o entre os pilares existentes; e modificou totalmente o forro. Antes, a cobertura do mezanino já era de madeira, embora reta, sem inclinação e com pé-direito baixo. Com a reforma, ela ficou inclinada, com pé-direito maior e foi adicionada mais madeira na estrutura. O piso vinílico imita a textura de madeira rústica escura na cor cabreúva.

Reforma X Decoração X Logística

De acordo com Guilherme Bez a maior dificuldade durante a execução do projeto consistiu em adequar uma logística perfeita, que não interferisse no funcionamento diário da casa. “O fato de o bar e restaurante nunca fecharem foi um grande desafio. Todos os dias tínhamos de deixar a obra pronta para atender ao público normalmente, sem que as pessoas percebessem a existência de uma reforma”, revela Guilherme.

O fato de o bar e restaurante nunca fecharem foi um grande desafio. Todos os dias tínhamos de deixar a obra pronta para atender ao público normalmente, sem que as pessoas percebessem a existência de uma reforma Guilherme Bez

Tecido como revestimento

A propriedade aconchegante do tecido foi explorada em abundância nas paredes do espaço. Na área do bar, longas cortinas de veludo de tom marrom deixam o local agradável e ajudam na acústica. Sob elas, são encontrados vidros na cor laranja, uma marca do estilo adotado pelo Taj Bar. O vidro tem a função de criar reflexos interessantes e ampliar o espaço.

Na parede dos fundos, o tecido volta à cena por meio de cortinas, uma tem a imagem da mulher de Shangai; a outra mostra a face do Buda. A técnica, conhecida como sublimação, utiliza imagens em alta resolução aplicadas no tecido. “Empregamos esse mesmo artifício em projetos comerciais realizados nas cidades de San Francisco, Califórnia, e Las Vegas, Nevada, ambas nos EUA. O trabalho requer fotógrafo profissional para selecionar a imagem mais adequada ao espaço”, conta Guilherme. A face de um buda dourado complementa a dramaticidade do décor.

Madeira reveste e decora

Dentro da proposta de um ambiente contemporâneo, sofisticado e diferenciado, com áreas próprias para a realização de eventos e festas de aniversário capazes de acomodar 115 pessoas sentadas, o arquiteto priorizou espaços confortáveis, com sofás e mesas maiores. O projeto é inspirado na cultura indo-asiática – existente no bar antes da reforma – combinado a elementos modernos e contemporâneos da cultura ocidental.

Pendentes e arandelas balinesas de estrutura de ferro e revestimento de tecido, com iluminação âmbar, personalizam grande parte do ambiente Foto: Gerson Lima

Logo na entrada, um painel feito com placas de fibra de bambu em 3D toma toda a parede e chama a atenção pelo desenho de rosas pintadas. “Ele cria o efeito de movimento e auxilia na acústica do ambiente”, informa Guilherme. Biombos vazados, de madeira compensado naval tingido na cor tabaco e cortado a jato d'água, têm design do Studio e cumprem a função de separar os sofás, sem isolá-los totalmente. As divisórias apresentam desenhos modernos treliçados, nos quais aparece discretamente a palavra ‘Taj’ entre as treliças, como se fosse um enigma para o público decifrar.

Na decoração, os móveis levam o mesmo material. As cadeiras são de Tauari no tom ébano fosco, estofadas de couro ecológico preto. Mesas de madeira de demolição de diversos tipos, como cedro, imbuia, itaúba e peroba completam a composição. O balcão do bar é todo produzido com madeira de demolição de cedro vermelho.

TAJ Bar & Restaurante - Design oriental
Os biombos vazados são de madeira compensado naval tingida na cor tabaco e cortada a jato de água Foto: Gerson Lima

Iluminação intimista

No novo programa, o Taj Bar recebeu iluminação intimista e diferenciada para cada um dos ambientes desde a entrada/recepção. Pendentes e arandelas balinesas de estrutura de ferro e revestimento de tecido, com iluminação âmbar, fazem parte de grande parte do espaço. LEDs no tom branco morno iluminam as cortinas com imagens, o granito translúcido com backlight fica nas costas dos sofás e a parte interna destes no lounge do clube do uísque. Os mesmos efeitos luminotécnicos fazem parte do salão principal com bar e do salão secundário, com sofás e camarotes, além da área do DJ.

Para complementar, embutidos com caixa dupla preta de LED e dimerizados foram instalados no forro. Mini LEDs âmbar embutidas no forro realçam as longas cortinas de veludo marrom e minispots projetores de LED com faixo fechado – na cor âmbar – projetam o forro de madeira. O buda dourado é destacado com spots âmbar, que realçam o efeito do ouro.


Escritório

Studio Guilherme Bez4 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área construída: 135

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo