> > > Casa Santa Catarina

Casa Santa Catarina

Casa Santa Catarina
Residência construída em terreno elevado proporciona aos moradores uma bela vista da ampla piscina, do projeto paisagístico bem definido e da paisagem circundante Foto/Imagem:Nattan Carvalho

Suave modernidade

Para garantir personalidade e tornar a casa – localizada no litoral sul de Santa Catarina – atemporal, o escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura e Incorporação optou pela volumetria diferenciada e projetou a residência para ser implantada a 45 graus do terreno elevado. Assim, a residência está voltada para o norte. A piscina merece destaque por sua amplitude e está à frente da morada de formato em ‘U’.

A fachada foi estruturada com um jogo de telhado e laje. De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto Paulo Henrique Rodrigues, os proprietários solicitaram uma cobertura com linguagem contemporânea. “Os telhados com pouca inclinação, telhas planas e, principalmente, com formas puras – sem quebras ou retalhos – salientaram a volumetria horizontal e moderna ambicionada. O enorme vão livre dos ou beirados conferiu leveza ao conjunto”, destaca.

Materiais contemporâneos e de personalidade

O local convida os moradores a contemplar a paisagem. Essas áreas foram finalizadas com piso cimentício. Delas, partem as varandas gramadas, revestidas com pedras portuguesas. O arquiteto ressalta o uso do concreto e do vidro na composição da residência. “Esses materiais contemporâneos estão em sintonia com o calor da pedra artesanal e da madeira”, explica.

Além disso, Paulo destaca o contraste entre as esquadrias. “Como as grandes esquadrias do térreo são em PVC branco, as restantes – em madeira – foram mimetizadas a painéis com o objetivo de minimizar informações”.

Mobiliário e paisagismo

Organizados de acordo com o formato da residência, os jardins estão distribuídos entre os quatros espaços triangulares formados pela projeção. Idealizado pela arquiteta Susana Nedel, o projeto paisagístico é marcante pela grande quantidade de espécies de vegetação e destaca a floreira da sacada, que serve para integrá-lo aos recursos arquitetônicos.

O mobiliário confortável é discreto, com tons neutros. No projeto de interiores, obras de arte se destacam.

 


Escritório

Stemmer Rodrigues11 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 2.000
Área construída: 884

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo