> > > Edifício Mackenzie

Edifício Mackenzie

Edifício Mackenzie
Edifício Modesto Carvalhosa, primeiro prédio construído para ampliar as instalações da Universidade Mackenzie, possui forte estrutura em concreto aparente e elementos marcantes Foto/Imagem:Nelson Kon

Ensino e tradição

O edifício inaugural do Plano Diretor foi projetado pelo escritório Spadoni Arquitetos Associados para ampliar o campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das instituições mais tradicionais de São Paulo. “O Plano previa a ampliação através da verticalização, dentro da cidade. Iniciar a renovação pelo coração do campus foi a principal estratégia”, explica o arquiteto Francisco Spadoni.

No vazio disponível, o Edifício Modesto Carvalhosa – como é conhecido – reorganiza os fluxos. Duas praças ficam localizadas no seu entorno, em lados opostos. “Uma das principais características do edifício é que ele funciona como uma espécie de praça de transição entre as áreas livres do campus. Possui, por exemplo, um térreo elevado que chamamos de piano nobile – o piso nobre de entrada –, implantado acima dos térreos. Digo térreos, pois ele faz frente para duas praças em níveis distintos”, discorre Spadoni.

Com nove pavimentos, o prédio possui academia e bibliotecas. Seis de seus andares abrigam as salas de aula da Universidade. “Destaco ainda a força do volume como um grande maciço que se impõe no interior do campus, mas que sempre permite sua transposição como se fosse um espaço público”.

Materiais e soluções

As estruturas e as superfícies foram erguidas com concreto aparente, material predominante que definiu a linguagem do prédio. Outro elemento de destaque é a escada principal em concreto armado, suspensa por tirantes dentro de um volume de vidro – elemento estrutural delicado e de grande expressão.

“Destaco, ainda, a presença de vários itens de proteção ambiental, como os diferentes tipos de para-sóis, metálicos e em concreto pré-moldado. Eles definem o desenho do conjunto como um sólido vazado e proporcionam excelente desempenho em relação à economia de energia”, conclui o arquiteto.

 


Produtos utilizados nesta obra

Escritório

Spadoni AA6 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2005
Conclusão da obra: 2006
Área do terreno: 60.000
Área construída: 13.073

Tipo de obra:
Universidades

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo