> > > Casa Pomarino

Casa Pomarino

Casa Pomarino
Localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, a Casa Pomarino se destaca por seu desenho arrojado, com blocos sobrepostos revestidos com vidro e concreto aparente Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Volumes perpendiculares

Na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, está a Casa Pomarino, de autoria do escritório de arquitetura sommet. O projeto foi inserido em um terreno adjacente a uma das vias que organizam o condomínio Rio Sierra, onde está localizado.

A disposição dos volumes em “L” e com grandes aberturas permitiu que os ambientes se conectassem com o entorno do condomínio, além de propiciar aos moradores vistas de todos os ângulos.

“Como a privacidade não era um problema para os moradores, decidimos inserir a piscina em um espaço mais visível – na frente da casa –, a fim de expor o projeto e abri-lo ao seu entorno”, explica o arquiteto Sebastián Fernández de Córdova.

layout fluido

Os dois principais volumes da casa foram sobrepostos de forma perpendicular. O espaço gerado sob o volume superior deu origem a uma galeria que liga a casa à piscina e funciona como o hall principal de entrada.

Os arquitetos aproveitaram a inclinação natural do terreno para organizar os ambientes da Casa Pomarino. Essa configuração permitiu que o subsolo ficasse escondido, assim a área de serviços e a garagem ficam invisíveis ao público. Já o térreo encontra-se no ponto mais alto do terreno.

O acesso principal acompanha a estrutura em balanço e leva à galeria, que se organiza em sala de estar e jantar, cozinha, área gourmet e piscina. Ainda no pavimento, um segundo volume independente, que fica atrás da galeria, abriga o banheiro da piscina, sauna e área de serviços. Os ambientes são organizados sob um plano livre.

Na sala de estar, os panos de vidro – do chão ao teto – permitem que as pessoas tenham uma vista geral do exterior e tenham um fluxo natural entre os ambientes internos e os externos. “Nesta casa, decidimos usar janelas de vidro do chão ao teto para maximizar as vistas e enfatizar a conexão com o exterior”, conta o arquiteto.

No segundo nível estão três suítes standard, uma suíte principal com closet e uma sala particular da família. Um extenso terraço liga os quartos pelo lado externo e funciona como um mirante privativo para uma das principais áreas verdes do condomínio, sem contar que tem vista para a piscina.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Residência Ibiúna MP

Casa da Laje Inclinada

Casa Charqueadas


Escritório

sommet3 projeto(s)

Local: SA, Bolívia
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 477

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo