> > > Residência Quinta do Golf

Residência Quinta do Golf

Residência Quinta do Golf
Construída em dois terrenos e voltada para um campo de golfe, a Residência Quinta do Golf reflete o estilo da arquiteta Solange Cálio, que procura mesclar traços leves e despojados a um estilo marcadamente contemporâneo Foto/Imagem:Marcelo Ringo

Linhas retas e limpas

A Residência Quinta Golf, de 2014, foi a primeira obra de Solange Cálio construída no condomínio de alto padrão de mesmo nome, em São José do Rio Preto (SP). Mais do que abrir as portas para uma série de outras casas da arquiteta, esta morada confirmou uma marca registrada do escritório: a união de traços despojados, leves e contemporâneos.

O resultado foi uma residência de 825 m² que ocupa dois terrenos voltados para um campo de golfe e paralelos a uma bela área de mata preservada. Com essa vista privilegiada, o projeto adotou grandes vãos que interligam todos os espaços internos e externos. “As aberturas também proporcionam abundância de luz natural”, acrescenta Cálio.

Por dentro

A casa conta com um programa habitual para lazer, sala de estar e jantar, cozinha, louçaria, despensa, depósito, varanda gourmet, suítes, vestiário e escritório. Há também um ateliê, que fica paralelo ao lazer, mas esconde-se atrás de um grande painel de gesso com estrelas de Davi.

Visto que o morador é um artista plástico e amante das obras de designers, a casa é rodeada por nomes conhecidos: Arthur Casas assina o aparador Ondas, que traz muito movimento para o jantar em contraste com as linhas retas da mesa; Sérgio Rodrigues é autor das mesas de centro Arimelo; e as lojas Minotti e Botteh são responsáveis pelo sofá de linho natural e pelo tapete, respectivamente.

Foto: Marcelo Ringo

Para acomodar todas as informações, a arquiteta preferiu deixar as paredes da casa em um “cálido límpido”, como define. Essa regra só é quebrada pelo painel laranja com frases, colocado na área gourmet. A iluminação, completamente automatizada, ajuda a deixar os ambientes mais quentes e acolhedores.

Paisagismo

O paisagismo foi baseado em grandes pedras e nas árvores Capim do Texas, Campim Chorão, Pau-Mulato e Ipê Amarelo, que enfeitam a entrada.

A raia olímpica da piscina junto ao paisagismo arremata o terreno em grande estilo.


Escritório

Solange Cálio Arquitetos5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 1.080
Área construída: 825

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo