> > > Centro de Beleza e Estética

Centro de Beleza e Estética

Centro de Beleza e Estética
Na fachada do centro de estética, projetado pelo Skylab Arquitetos, predominam os tijolinhos artesanais por todas as faces, enquanto o único acesso ocorre através de um volume menor revestido de vidro na cor preta Foto/Imagem:Maria Andrade

Volume fechado

O contraponto entre o aberto e o fechado, a uniformidade de materiais e a funcionalidade do programa são aspectos que marcam o projeto do Centro de Beleza e Estética, assinado pelo escritório Skylab Arquitetos.

Situado em um lote de 325 mil m², no bairro Estrela Sul, Juiz de Fora, Minas Gerais, o partido instiga a curiosidade de quem passa próximo ao local e surpreende aqueles que o acessam. Como explica o arquiteto Guilherme Ferreira, "a fachada se traduz por uma caixa hermética e fechada, com um design minimalista, enquanto o espaço interior revela-se totalmente aberto e permeável visualmente, o que resulta em um contraste interessante".

Materiais definidos

Compreender a arquitetura da fachada é muito simples, já que predominam os tijolinhos artesanais por todas as faces, enquanto o único acesso ocorre por meio de um volume menor em vidro na cor preta, que se destaca em meio ao desenho bem-definido do edifício. Essa construção fica solta de todos os lados do terreno.

"O diferencial do projeto está na surpresa de quem acessa o interior do cubo: o ambiente é todo envidraçado para um grande jardim aberto, que o separa das paredes externas – inclusive no lavabo e na copa, que ficam nas extremidades e, por isso, ganham mais privacidade", afirma o arquiteto.

Jardim e espelho d'água

O programa do Centro de Beleza e Estética foi concebido de maneira a ter todos os salões agrupados. O atendimento central norteia a funcionalidade do negócio, direcionando os usuários aos setores do estabelecimento.

"Ao redor dos espaços de trabalho, o jardim e o espelho d'água criam um microclima diferenciado que dispensa em grande parte do ano o uso do ar condicionado.. A água bombeada do espelho, escorre em forma de cascata pelos vidros laterais e contribui para a sensação de frescor no interior da edificação, além de deixar o ambiente mais agradável para clientes e funcionários", conta Guilherme.

Iluminação estratégica

O tipo de iluminação escolhido prioriza o uso da luz natural e artificial de maneira uniforme, para que não haja distorções, o que é muito importante em um centro estético e de beleza. Todas as áreas destinadas às atividades do salão receberam luminosidade uniforme, com elevados níveis de intensidade. Isso evita sombras que interferem no rosto de clientes, dificultando o trabalho do profissional de beleza e estética. Com a iluminação direta instalada acima da estação de trabalho – como fonte predominante – tem-se um ambiente perfeito. Além disso, os equipamentos foram escolhidos para reproduzir as cores em sua máxima fidelidade.


Escritório

Skylab Arquitetos9 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 325
Área construída: 228

Tipo de obra:
Institutos de beleza
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
Veja outros projetos relacionados
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo