> > > Caixa Imóveis

Caixa Imóveis

Caixa Imóveis
O principal desafio para o time de arquitetos do escritório SKBorges Arquitetura Corporativa foi materializar um layout amplo e confortável Foto/Imagem:Haruo Mikami

Pensado para os clientes

Ciente de que a Caixa Econômica Federal precisava de uma nova sede para sua nova empresa – Caixa Imóveis –, a diretoria da rede bancária convidou o escritório SKBorges Arquitetura Corporativa para idealizar o projeto.

Nova no mercado, a empresa que costuma reunir clientes para participar de negócios, exigia um layout amplos e confortáveis, como as salas de reuniões mais privativas e os espaços abertos para conversas breves.

“Como a empresa era nova, não tinha uma sede e uma estrutura organizacional já consolidada. Então não tínhamos uma referência organizacional para seguirmos e até mesmo o cliente ainda não a tinha definida até aquele momento”, explica a arquiteta Erika Borges.

O curtíssimo prazo e a atenção às expectativas do cliente foram priorizados pela equipe de arquitetos. O pedido era: criar espaços modernos e arrojados, que não tivessem ligação ao conceito do banco sócio da empresa. Inicialmente, a equipe definiu a aplicação de madeira crua em contraste com a madeira branca e com alguns detalhes no tom azul. Além disso, sugeriram definir um eixo de circulação principal, ao longo do qual segmentava as áreas.

O projeto possui salas de reuniões mais privativas Foto: Haruo Mikami 

Segmentação

Junto à recepção, foi integrada a área de espera e convivência ligadas à copa de apoio. As salas de reunião foram localizadas próximas à recepção, buscando receber os convidados e atendê-los sem estes passarem para a parte interna do escritório. De frente para as salas de reunião, que ficam do outro lado do eixo de circulação, estão duas áreas para reuniões abertas, nomeadas de meet space, com aplicação de tecido em tom azul para ajudar na acústica do espaço.

O eixo de circulação principal segmentou as áreas da presidência e diretoria da área do staff. Ainda no espaço, os arquitetos exploraram espaços abertos para reuniões rápidas, protegidos por painéis curvos em madeira crua com 1,70 m de altura.

As áreas privativas da diretoria da empresa recebeu o acabamento de madeira no forro, dando destaque ao espaço. Já os detalhes em madeira no forro acompanham outras áreas do escritório, enriquecendo a composição dos espaços.

A área do staff foi concebida em open space, com forros nuvens sobre as linhas das estações de trabalho. A solução, além de conferir boa estética, dispõe de um bom desempenho acústico para o espaço. Além disso, luminárias pendentes na área do staff seguem até a circulação central, atendendo também as áreas de reunião ao centro da circulação.

“Procuramos especificar um modelo o mais leve possível para as luminárias pendentes, de forma que estas marcassem o forro com linhas finas iluminadas. Sobre as mesas de reunião desta área entramos com luminárias pendentes com tom interno na cor azul”, conta a arquiteta.


Escritório

SKborges Arquitetura Corporativa1 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2019
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 620

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo