> > > Casa Indah

Casa Indah

Casa Indah
Apaixonados pelo lindo cenário de Angra dos Reis (RJ), os moradores convidaram o escritório Siqueira + Azul Arquitetura para assinar o projeto da Casa Indah Foto/Imagem:André Nazareth

Para contemplar a natureza

Dona de uma beleza incomparável, Angra dos Reis (RJ) é o lar da Casa Indah! Os moradores da residência convidaram o escritório Siqueira + Azul Arquitetura para idealizar um projeto que privilegiasse a belíssima vista da paisagem local – a Costa Esmeralda.

A localização do terreno e a paisagem foram fatores determinantes para a implantação do novo projeto. O resultado foi um projeto pousado sobre um platô com um cenário perfeito à sua frente.

Os moradores são recepcionados por um eixo central, marcado por painéis pivotantes de madeira – que se abrem permitindo a integração entre o interior e exterior –, com grafia simbólica esquemática, “bem-vindos”.

O acesso principal é marcado por uma circulação vertical em pedras naturais no entorno de uma figueira histórica que foi preservada pelos arquitetos.

O programa é dividido em áreas específicas, espaços abertos e orientados para a vista mais ampla.

As árvores complementam o belo cenário do local Foto: André Nazareth 

Organização dos ambientes

Os ambientes foram dispostos em três áreas: social, íntima e de lazer. O setor social está sob a cobertura plana em proximidade ao espaço do jardim, com painéis deslizantes e pivotantes privilegiando a ventilação cruzada. A varanda está sob a pérgola coberta com pala de buriti criando zonas de sombreamento.

O setor dos quartos como bloco independente sob o telhado tradicional de quatro águas, possui madeiramento aparente pintado em branco. A Iluminação prestigia esta composição com equipamentos que evidenciam a textura causada pela diferença de planos, o telhado como um grande rebatedor de luz.

Em direção ao setor do lazer, a cobertura plana em deck funciona como mirante e possui a proteção natural da copa da imensa Figueira existente. O acesso ao espaço lazer, em circulação vertical, é composto por pedras do local que evidenciam o conjunto arquitetônico.

Natureza por todos os lados

A natureza está por todos os lados! Ao redor da casa, no mirante, no térreo. Os espaços abertos e integrados do bloco social recebem iluminação e ventilação naturais. Além disso, os arquitetos exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa Pedra Madeira, por MAAI Arquitetos Associados

Residência AB, por Jacobsen Arquitetura

Residência Angra, por Indio da Costa


Escritório

Siqueira + Azul Arquitetura2 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 3.800
Área construída: 800

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo