> > > Casa NK

Casa NK

Casa NK
Localizada no Guarujá (SP), a Casa NK é assinada pelos escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura, que propuseram um projeto estrutural marcado pelo jogo de volumes com balanços Foto/Imagem:Fran Parente

Volumes tropicais

Lugar de refúgio de uma família paulistana, a Casa NK possui 400 m² de espaços que aproveitam ao máximo a iluminação natural, a ventilação cruzada e a presença da natureza.

O projeto arquitetônico resultado da parceria entre os escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura conta com um programa que acomoda cinco suítes, piscina, área gourmet, sala íntima, cozinha, home, living e dormitório de serviço, ambientes que se distribuem em dois pavimentos.

A divisão

Um mezanino abriga uma sala íntima e a área de circulação entre as suítes, que ganharam generosas aberturas voltadas para o terraço linear com pergolado. Nos banheiros, foram projetadas claraboias sobre as bancadas, melhorando a incidência de iluminação natural e reduzindo o uso da energia elétrica.

No living e no jantar, o pé-direito duplo reforça a circulação de ar desses espaços, iluminados pelos grandes caixilhos e pela claraboia da escada. Um eixo central estrategicamente pensado faz áreas internas e externas se conectarem. Ao mesmo tempo em que a piscina linear compõe o jardim, é cenário do living. Do lado oposto, voltada para a rua, a garagem é coberta pela laje em balanço.

A proposta de integração entre “dentro e fora” torna quase imperceptível a separação dos ambientes. Composto por pilares estruturais, o jardim vertical traz a natureza até a cozinha gourmet, que é paralela à área coberta da piscina.

Vista da área de lazer, que conta com uma extensa raiaFoto: Fran Parente

Particularidades

A textura dos elementos naturais no mobiliário, como a madeira e a palha, enriquece o cenário rústico e tropical. Já a escolha pelo o uso da pedra moledo, na área externa, foi fundamental para levar conforto térmico à residência.

Através do paisagismo – composto por “lajes jardins”, parede verde e trepadeiras – a casa ganhou espécies tropicais, com variação de texturas e tons, em todo seu redor. Já o aquecimento da água ficou por conta das placas solares e suas sobras de calor, que auxiliam no controle de temperatura da piscina e do SPA.


Escritório

Rua 141 Arquitetura e Design6 projeto(s)ZALC Arquitetura Design7 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 525
Área construída: 400

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo