> > > Silkgarden Resort and Spa

Silkgarden Resort and Spa

Silkgarden Resort and Spa
O Silkgarden Resort and Spa é dividido em blocos e pátios, todos rodeados por jardins. O projeto, assinado pelo designer QIN Yue-Ming, valoriza a cultura chinesa e a bela paisagem da região Foto/Imagem:Jing Xu-Feng

Para relaxar em meio à natureza

Xiangzhou, uma charmosa cidadezinha no centro de Guangxi (China), é conhecida por ter a melhor fonte termal do País. Em meio às belas paisagens da região fica o Silkgarden Resort and Spa, um hotel perfeito para quem quer relaxar em meio à natureza. O designer QIN Yue-Ming, do escritório Rongor Design & Consultant, é o responsável pelo planejamento geral e pelos projetos de arquitetura, paisagismo e interiores.

A cultura chinesa está presente em todo o resort, a começar pelo jardim, bastante tradicional na cultura oriental. Os cenários naturais locais foram integrados aos espaços internos e externos de diferentes maneiras. “Isso fez com que houvesse uma harmonia ‘Yin Yang’ entre os ambientes internos e externos”, comenta o designer.

Programa em blocos

Para organizar o programa do Silkgarden Resort and Spa, o terreno de 25 mil m² foi dividido em pátios que delimitam os ambientes. Os espaços sociais foram desmembrados dos privados, formando pequenos prédios com apenas dois andares. Assim, as estruturas, em vez de poluírem o entorno, tornaram-se parte dele.

Todos os “miniprédios” têm um impactante hall de entrada, um espaço auxiliar e são rodeados por jardins e espelhos d’água.

Todos os blocos são rodeados por jardins e espelhos d’água Foto: Jing Xu-Feng

Os pátios ficam voltados para a área externa e sem contato com os quartos, garantindo privacidade e, ao mesmo tempo, conectando-se com a paisagem.

O setor dos dormitórios é acessado por três pátios, cercados por dez prédios que ficam no jardim da frente. “Antes de entrar no seu quarto, o hóspede passa por pequenos quintais e, depois, caminha por um bosque de bambu em frente aos demais blocos, no corredor”, expõe o designer.

Os pátios simplificam a fachada do edifício, na qual preto, branco e cinza predominam. O branco foi usado como fundo, a pedra cinerada – produzida por artesãos –formou o contorno básico do resort, e a madeira – usada somente em algumas partes – deixou o espaço mais “amigável”.

Elementos naturais

Elementos naturais foram incorporados ao design de cada bloco e usados para decorar os quartos, a sala de jantar, as áreas de convivência e o spa.

O Brocado Zhuang, arte feita com tecidos tradicionais fabricados artesanalmente, pode ser visto em todos os cantos, como paredes, divisórias, mobília etc., de várias maneiras. “A aplicação maciça de materiais locais mostra o respeito à cultura chinesa e oferece aos hóspedes uma experiência de lazer nativa e confortável”, conclui QIN Yue-Ming.

Veja outros projetos de spa na Galeria da Arquitetura:

9 Hotel SPA, por a21 Studio

Grotto Sauna, por Partisans

Aigai Spa, por figueroa.arq

Escritório

Rongor Design & Consultant3 projeto(s)

Local: GU, China
Área do terreno: 25000

Tipo de obra:
Spas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo