> > > Residência Águas Claras

Residência Águas Claras

Residência Águas Claras
Com acabamentos simples e fechamento todo em vidro, residência tem vista privilegiada das montanhas da Serra de Petrópolis (RJ) Foto/Imagem:Andre Nazareth

Aquário campestre

A Residência Águas Claras, localizada em Petrópolis (RJ), foi projetada de modo a servir de mirante, por ter o privilégio de estar em meio a montanhas e natureza abundante. A estrutura metálica abriu grandes vãos de esquadrias que maximizam a insolação nos cômodos, gerando maior conforto térmico e economia de energia.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico Rodrigo Simão, a escolha dos sistemas construtivos adotados foi fundamental. “A horizontalidade da fachada principal junto ao ritmo criado pela repetição das vigas metálicas caracteriza bastante a morada, que foi estruturada com rapidez, recursos otimizados e totalmente integrada à paisagem”, destaca.

Programa integrado

Como uma plataforma, a casa não tem escadas, apenas soleiras baixas. Esse único nível é acessado através de um piso de pedra que, ao desviar a água que corre, ajuda a manter a residência seca em uma região de chuvas intensas.

A cozinha é uma extensão da sala de estar e conta com uma grande mesa de refeições e um forno a lenha. “O espaço criado propõe uma domesticidade muito fluida e integrada, de acordo com o nosso modo de vida contemporâneo”, ressalta Simão.

Eficiência térmica e energética

Além dos grandes vãos de vidro que permitem a entrada constante de sol, o formato do telhado – que dispõe de uma parte mais alta na sala de estar – promove convecção térmica e ventilação cruzada ao abrir as portas. O calor é mantido quando elas estão fechadas.

As chapas cimentícias termoacústicas instaladas como base para a manta asfáltica e telhas shingle do sistema de cobertura garantem proteção térmica e, associadas a ventilação e iluminação naturais, geram mais economia de energia.

Concreto e outros materiais predominantes

O acabamento das massas de revestimento das alvenarias é rústico e simples, típico das casas de campo, contribuindo para a humanização dos espaços onde estão muito presentes o aço, o concreto e o alumínio das esquadrias, precisos e industrializados.

O concreto aparente na parede estrutural da sala de estar dispensou acabamento e revela o ripado das formas. De acordo com Simão, o concreto está presente em diferentes versões, até mesmo na principal mesa da casa. “Ele aparece no piso polido, nas placas pré-fabricadas e na parede estrutural aparente. Por sua neutralidade e textura, atua muito bem como pano de fundo para as obras de arte e os objetos de design”, conclui.

 


Escritório

Rodrigo Simão Arquitetura5 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 975
Área construída: 157

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo