> > > Varyap Meridian

Varyap Meridian

Varyap Meridian
O projeto Varyap Meridian, desenvolvido pelo escritório RMJM, abriga hotel, áreas comercias e apartamentos residenciais. Com design arrojado, destaca-se na paisagem de Istambul Foto/Imagem:Divulgação RMJM

Três em um

O Varyap Meridian, de autoria do escritório RMJM, é um edifício de uso misto que abriga 1.500 unidades de áreas residenciais, um hotel com 300 apartamentos e espaços comerciais com instalações para salas de conferência e reuniões corporativas.

O projeto de 340 mil m² de área de terreno está localizado na cidade de Istambul (Turquia) e conta com áreas ajardinadas, piscinas externas, recurso de água, praça pública e estacionamento.

Inspirado na cultura

O programa foi inspirado na arquitetura de Istambul, gerando valor através do design, que por sua vez foi projetado de forma icônica, inovadora e sustentável, para corresponder à complexa topografia do terreno.

Os arquitetos fizeram uma análise detalhada da estrutura topográfica da área, além de estudos sobre a direção do vento, melhores vistas e paisagens e melhor entrada de luz solar.

Varyap Meridian - Três em um<BR>
O hall de entrada conta com sala de espera em tons claros, marrons e vermelhos Foto: Divulgação RMJM

O escritório levou em consideração três fatores distintos: a natureza, colocada nos terraços das arquiteturas residenciais; o contraponto das curvas suaves e das minaretes – a torre de uma mesquita; e a hierarquia rica dos espaços urbanos.

A análise cuidadosa da melhor localização, orientação e paisagismo no projeto tornou possível otimizar as vistas panorâmicas e minimizar o ganho de calor solar para os prédios. A fachada de azulejos com cores variadas de terracota, azul e branco reproduz a cultura da cidade.

Sustentabilidade

O edifício Varyap Meridian apresenta muitos elementos sustentáveis, entre eles a captação da água da chuva para reutilização e geração de energia para as áreas comuns – sem falar nos painéis solares e nas turbinas eólicas.

Por conta disso e do bom aproveitamento da ventilação e iluminação naturais, o consumo de energia é reduzido. O projeto foi o primeiro de seu tipo na Turquia a alcançar a certificação LEED.

Escritório

RMJM6 projeto(s)

Local: IS, Turquia
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 340.000

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo