> > > Restaurante Oiticica

Restaurante Oiticica

Restaurante Oiticica
Integração com o entorno, concreto aparente e luminárias pendentes em forma de gota são características marcantes do Restaurante Oiticica Foto/Imagem:Henrique Queiroga

Desenvolvido com simplicidade

Um projeto simples e integrado à paisagem. Esse foi o ponto de partida para o escritório Rizoma Arquitetura criar o Restaurante Oiticica, localizado em Brumadinho, Minas Gerais. “Decidimos utilizar o concreto como principal material por ele poder ser, ao mesmo tempo, estrutura, fechamento e acabamento. Nossa inspiração veio dos próprios materiais utilizados e do contexto existente: a mata ao fundo e o paisagismo do entorno”, conta o arquiteto Thomaz Regatos.

Fachada avarandada

As fachadas são de concreto aparente e os brises, de tela metálica perfurada. O edifício é como uma grande varanda, onde os clientes controlam a quantidade de iluminação e ventilação naturais desejadas por meio do acionamento dos brises.

Pensando em economia

“Com o objetivo de economizar e ter um projeto com fácil manutenção, utilizamos o concreto aparente. Ele evita a necessidade de revestimentos ou acabamentos sofisticados e ainda diminui os prazos da obra”, declara a arquiteta Maria Paz.

Questões sustentáveis

Aberturas na laje do teto para saída do ar quente; brises verticais com chapas perfuradas, que permitem a entrada de iluminação e ventilação natural, que podem ser fechados para evitar a incidência solar direta; e a cobertura do jardim com captação de água da chuva são algumas das características sustentáveis da construção.

Iluminação e paisagismo

“Utilizamos luminárias com design de uma gota d’água fornecida por uma empresa alemã. Procuramos ao máximo favorecer a iluminação natural através de grandes aberturas na fachada e na laje de teto. Quanto ao projeto de paisagismo, levamos em consideração o projeto existente, para conceber soluções integradas à paisagem”, explica Thomaz.

Materiais e interiores

Predominam materiais como concreto aparente utilizado na estrutura e nos fechamentos; chapas metálicas perfuradas presentes nos brises, que são acionados individualmente; e madeira em parte do piso, com a intenção de delimitar a entrada do restaurante.

“No interior da residência, prevalece o mobiliário na cor branca, para deixar o ambiente claro, sem competir com a paisagem do entorno. Além de escolhermos todos os móveis, ajudamos a desenhar as roupas utilizadas pelos garçons e os jogos americanos de papel. Também criamos o nome do restaurante, escolhemos copos, pratos e talheres. Foi um trabalho muito completo”, finaliza Maria.


Fornecedores desta obra

Escritório

Rizoma Arquitetura5 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2010
Área construída: 768

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo