> > > Loja Botânica Inhotim

Loja Botânica Inhotim

Loja Botânica Inhotim
Estruturada em concreto, loja abriga uma das maiores coleções botânicas do mundo Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Recanto da beleza natural

Um projeto extremamente simples e charmoso. Assim definem os arquitetos responsáveis por sua concepção, Maria Paz Moura Castro e Thomaz Serges Regatos Sales – da Rizoma Arquitetura. A loja botânica é parte do Instituto Inhotim, espaço privado que possui um dos maiores acervos de arte contemporânea e coleção botânica do mundo. Composta por um simples abrigo, a edificação foi construída para proteger os artigos vendidos das intempéries: plantas, utensílios de jardim e outros produtos.

“A verba para a construção era muito pequena e conseguimos chegar a um metro quadrado construído utilizando a equipe do próprio Instituto. É um edifício leve e permeável, que articula uma pequena praça de recepção para os visitantes da propriedade”, explicam.

Com apenas um nível, o edifício possui o mesmo piso nas áreas externas e internas da loja. “O piso externo adentra a área coberta e assume o papel de integrador de espaços”, concluem.

Concreto aparente e pedra Ouro Preto

Erguida basicamente com concreto, possui uma planta segregada em cinco volumes. Duas paredes, duas caixas para estoque e administração, e um pilar – todos construídos com concreto aparente. De acordo com os arquitetos, esses cinco elementos juntos integram a loja à natureza. “Os elementos suportam a laje e articulam o espaço de venda, mantendo a integração entre interior e exterior e a conexão com o jardim de forma harmoniosa”, explicam.

Além do concreto aparente com a marcação das fôrmas, a pedra quartzito é o outro material predominante na obra. O material, muito encontrado na região, e também conhecido como pedra Ouro Preto, foi utilizado em todo o piso. “São materiais que exigem pouca manutenção, sem acabamentos e detalhamentos sofisticados, facilmente executados pela equipe local”, destacam.

Economia

“A loja precisa de pouca ou nenhuma luz artificial e faz uso da ventilação natural, dispensando o ar-condicionado”, ressaltam os arquitetos em relação à economia gerada pelas aberturas. Além disso, eles acentuam a economia proveniente da mão de obra local pouco qualificada e o custo baixo com construção e manutenção.


Escritório

Rizoma Arquitetura5 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2010
Área construída: 180

Tipo de obra:
Lojas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo