> > > Estádio do Coritiba Foot Ball Club

Estádio do Coritiba Foot Ball Club

Estádio do Coritiba Foot Ball Club
Complexo multiuso compreende estádio, shopping center, hotel e prédios corporativos distribuídos numa área de 330 mil m² Foto/Imagem:Fábio Knabben e André Santos

Prédios de um lado, Estádio do outro

O conceito empregado pela Realiza Arquitetura no projeto do estádio do Coritiba Foot Ball Club segue a linha das imponentes arenas multiuso da Europa. O campo de futebol integra-se à construção deshopping center, hotel e prédios corporativos distribuídos num espaço de 330 mil m².

Programa em duas etapas

O diferencial é a solução encontrada pelo escritório para conciliar as diferentes atividades do complexo previstas para o mesmo terreno. “A ideia é agrupar as áreas similares em uma das laterais do terreno, separando-as do estádio e dividindo o programa em duas etapas. O elo entre esses dois setores é uma grande praça central que articula a circulação dos torcedores e serve como um belo espaço para eventos a céu aberto”, relata a equipe da Realiza Arquitetura.

Integração de espaços

Uma estrutura em aço de grande porte determina as áreas de convivência e, ao mesmo tempo, interliga os espaços. “Esse material de composição leve e com capacidade para vencer grandes vãos cria uma estética única, ou seja, integra todos os usos e ajuda a contemplar um cenário que não aparenta estar dividido entre campo de futebol e edificações”, explicam os arquitetos.

Complexo sustentável

A sustentabilidade é obtida com a própria arquitetura. Destacam-se a implantação do programa, em um terreno que preserva o verde e minimiza o impacto ambiental, além de prédios constituídos por fachadas com inércia térmica; ventilação e iluminação natural e eficiência energética.


Escritório

Realiza Arquitetura8 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Área construída: 330

Tipo de obra:
Estádios
Tipologia:
Esporte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo