> > > Academia Bio Ritmo / Shopping Metrópole

Academia Bio Ritmo / Shopping Metrópole

Academia Bio Ritmo / Shopping Metrópole
Iluminação cênica na batida da música, ‘espaços aquários’ e um sistema completo que agrega elementos termoacústicos fazem da academia uma atração à parte Foto/Imagem:Adriana Barbosa

Jogo de luzes

O projeto para a academia instalada no movimentado Shopping Metrópole, de São Bernardo do Campo, incorpora o conceito de empreendimento multifuncional. Mais do que um local destinado à prática do exercício físico, serve como ponto de referência e, ao mesmo tempo, possui função estratégica para aumentar o fluxo de usuários junto ao comércio.

“Na verdade, a academia está em um anexo construído recentemente. Como não existia tanta circulação, sua implantação agora é âncora para aumentar o ponto de movimento. O desafio estava em adaptar o projeto dentro do espaço que, originalmente, seria um subsolo sem ventilação, janela ou vista externa”, conta a arquiteta Raquel Kabbani.

Academia com iluminação cênica

O projeto explora elementos arquitetônicos determinantes para o sucesso da conjuntura empregada. Um dos pontos principais de diferenciação é a iluminação. “Na sala de spinning, por exemplo, o jogo de luzes pode acompanhar a batida da música, dar a sensação de tranquilidade com um efeito de azul ou até mesmo dialogar com o período do dia – luzes da manhã, tarde e noite. Esse último com um ambiente mais escuro e intimista”, explica.

‘Espaços aquários’

Outro aspecto marcante é o uso de vidros para dividir as salas – um recurso escolhido para dar ao local a sensação de amplitude. "Além disso, aumenta a visibilidade das outras áreas. Mais uma vez dou o exemplo da sala de spinning que é o ‘carro chefe’ da academia. Não importa onde ela esteja, os alunos vão atrás. Sabemos que é um espaço que concentra bastante movimento. Assim, o ideal é que fique sempre posicionada próxima às outras salas. As luzes e os diferentes desníveis do ambiente, vistos pelo lado de fora, dão ainda mais destaque”.

Preocupação térmica e acústica

Considerando o terreno de caráter fechado que recebe o programa, existia uma atenção específica para o aproveitamento de materiais que proporcionassem temperatura ambiente agradável. Para isso, sistemas de ar-condicionado – abertos e splits – superdimensionados, foram necessários para diminuir o calor.

As paredes com tijolinho – aspecto natural de pedra – proporcionam aconchego e ainda contribuem para a diminuição da temperatura, já que são peças frias.

Já a acústica contou com sistemas de som bem equilibrados e que, em harmonia com a música, foram enquadrados em vários ambientes sem causar conflito – inclusive nos vestiários – em razão dos forros e demais elementos utilizados para o revestimento do teto e das paredes.


Produtos utilizados nesta obra

Piso Vinílico Ambienta®

Tarkett

Escritório

Raquel Kabbani Arquitetura e Engenharia14 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 1460

Tipo de obra:
Academias
Tipologia:
Esporte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

  • Imagem Material Ambienta® Uma nova opção de piso vinílico de qualidade e que proporciona equilíbrio aos ambientesLeia mais
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo