> > > Hotel Solar Pedra da Ilha

Hotel Solar Pedra da Ilha

Hotel Solar Pedra da Ilha
O projeto do Hotel Solar Pedra da Ilha levou em consideração a relação com a paisagem, proporcionando a todos os apartamentos vista para o parque Beto Carrero e para a praia de Armação Foto/Imagem:Heitor Pergher

Habitações aconchegantes

O minucioso grupo hoteleiro Solar Pedra da Ilha propôs um desafio ao escritório PJV Arquitetura: idealizar um edifício com 10 andares e um anexo com as áreas sociais e de lazer.

O empreendimento com o sistema de multipropriedades está situado à frente do parque temático Beto Carrero World, na cidade de Penha (SC). A localização estratégica buscou atender a demanda turística, oferecendo às pessoas cotas do mesmo apartamento que podem ser frequentados em períodos alternados.

Inspirado na arquitetura moderna brasileira dos anos 60 e 70, o edifício evidencia a tecnologia construtiva com o uso do concreto aparente.

O terreno – com mais de 6 mil m² – possui formato em “L”, o que permitiu aos arquitetos orientar as vistas dos apartamentos para o parque e para as praias da região. Além disso, a proposta de implantação dividiu o terreno em duas partes: área de estacionamento e moradias.

Dos dois edifícios é possível contemplar a área de lazer Foto: Alexandre Zelinski 

Para um layout fluido e organizado, o escritório pensou na construção de dois edifícios principais. A torre maior, com 10 andares, abriga 102 apartamentos, recepção, bloco administrativo e áreas comuns. Já no bloco menor, com apenas dois andares, estão as áreas sociais, restaurantes e o espaço de lazer com piscina, deck, parquinho e tobogãs.

“Os dois edifícios dispostos em “L” favoreceram um grande vazio entre si. Esse espaço central foi pensado como uma grande praça de convívio, onde está localizada a área das piscinas e os espaços externos para o lazer e bem-estar dos residentes.

A varanda superior do bloco social possui fechamentos em cobogós, o que mantém o conforto térmico dentro dos ambientes e, ao mesmo tempo, traz luzes e formas interessantes para seu interior durante o dia.

O projeto é caracterizado por uma grelha em concreto aparente e pelo encontro entre as vigas e os pilares, o que define o desenho da fachada do edifício, buscando como resultado uma obra que enaltece os materiais em seus aspectos originais e sem apelos estéticos.

Buscando contrastar com as linhas retas dos edifícios principais, foram adotadas linhas curvas nos elementos secundários da composição arquitetônica, como os volumes destinados às escadarias de incêndio e ao reservatório de água.


Escritório

PJV Arquitetura12 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Conclusão da obra: 2021
Área construída: 8.185

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo