A convite dos moradores da Casa Roni, o escritório Piúna Arquitetura projetou uma casa para contemplar o espaço ao ar livre e viver confortavelmente. Essas são as premissas que norteiam as escolhas para essa residência de 678 m², localizada em Umuarama, interior do Paraná, para uma família composta por um casal de aposentados e dois cachorros.
A obra, iniciada em 2019 e concluída em 2021, colheu bons resultados, desde a sofisticação adquirida, bem como ao equilíbrio agradável entre a arquitetura moderna, às soluções contemporâneas e ao estilo de vida dos moradores. De objetivos: conectar o externo ao interno, iluminação, ventilação e o uso predominante de materiais naturais.
Em relação às necessidades, os clientes desejavam o aproveitamento da insolação nas áreas de lazer e dormitórios em um pavimento térreo, sem que houvesse conflito de usos; assim como criar um ambiente de contemplação externo entre muros, abstraindo a ideia de estar em um condomínio fechado, mas que mantivesse a privacidade. Para solucioná-las, optou-se, portanto, pela integração entre as áreas externa e interna.
O núcleo da casa possui uma planta livre, sob a laje em concreto aparente que conecta todos os layouts deste ambiente e promove o convívio próximo das atividades. Esta área, que é o coração da casa, abre-se para a piscina e o deck, que se projetam em sua continuidade externa.
A convivência mútua de todos esses programas era um pedido especial. Já as suítes, na fachada leste, possuem acesso direto pelo jardim e recebem o sol da manhã. O projeto possui a seguinte setorização: serviços, lazer e área íntima.
Com dois acessos independentes, a fachada oeste é uma empena cega que ampara a residência da visão da rua e insolação mais crítica. A casa se projeta para o interior do terreno, cruzando paralelamente de fora a fora. Aos fundos, o paisagismo e a piscina criam um ambiente de respiro e acolhimento em meio aos muros do condomínio.
A marcenaria possui papel importante, uma vez que conecta os ambientes por meio de portas piso-teto. As grandes superfícies de marcenaria envelopam os volumes no core central da casa – nos quartos, o revestimento em painel ripado de madeira cumaru é um dos principais elementos do projeto.
O painel em madeira cinza divide os ambientes e segue em continuidade aos armários da cozinha e churrasqueira, complementando harmonicamente o volume de concreto aparente. A intenção das peças de marcenaria soltas – únicas e pensadas exatamente para o projeto – foi de cumprir utilidade aos espaços, com estética minimalista e complementar à arquitetura. O minimalismo também se estende à decoração.
Ainda no que diz respeito às soluções sustentáveis, devido a integração, a cozinha, salas, churrasqueira e todos os dormitórios possuem abundante iluminação natural e ventilação.
Os banheiros, que estão localizados no centro do volume, não foram prejudicados, já que possuem um pequeno jardim externo e descoberto que permite a ventilação e a entrada de luz.
Assim como no corredor íntimo, sala de TV, escritório e lavabo possuem grandes zenitais, as quais permitem a luz ao longo do dia, sem precisar recorrer a iluminação artificial. Quando necessário, a iluminação pontual ocorre por meio de luminárias embutidas ou iluminação indireta. Além disso, os painéis solares promovem o aquecimento da água do reservatório e da piscina, aproveitando a energia solar.
Escritório
Termos mais buscados