> > > Instituição Financeira

Instituição Financeira

Instituição Financeira
Com layout completamente fluido, esta instituição financeira projetada pelo Piratininga Arquitetos Associados ganhou espaços integrados, permeáveis e dinâmicos com soluções espaciais que otimizam a rotina da empresa Foto/Imagem:Divulgação PAA

Nada convencional

Liderado pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados, o projeto Instituição Financeira apresenta conceitos de fluidez espacial – em uma área com 1.420 m² – que visam estimular a interação entre os colaboradores. Além disso, os ambientes foram adaptados para reuniões formais e momentos de descontração no dia a dia.

A pluralidade de ambientes motiva o pensamento criativo e inovador, assim como os espaços colaborativos que estão distribuídos para receber as equipes multidisciplinares da organização, situada em um prédio comercial no bairro do Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo (SP).

“A partir da leitura espaço-funcional entendemos que, embora devêssemos manter os eixos principais de circulação, quer das entradas quer da circulação existente junto ao core do pavimento, deveríamos propor um percurso mais permeável e natural aos diferentes ambientes de trabalho necessários para a transformação da ocupação pretendida”, conta o arquiteto Marcos Aldrighi.

Planta proveitosa

Com planta em formato retangular e geometria e proporção consideráveis, a equipe responsável pelo projeto decidiu que, junto aos ambientes das duas fachadas principais do edifício – avenida Faria Lima e rua Lopes Neto –, seria implantado um hub para encontros, reuniões, apresentações e áreas de estar, descontração e alimentação.

Em meio aos espaços organizados nas laterais do layout e junto à circulação do espaço central, os arquitetos criaram “ilhas” de ambientes colaborativos (pequenas salas para reuniões privativas, ambientes de estar para reuniões informais e ambientes que exigem maior concentração).

Além disso, definiram que os ambientes fechados situados ao longo dessas “ilhas” fossem o mais transparente possível para permitir a passagem da luz natural em toda a área e, ao mesmo tempo, não criar uma barreira visual para a população do andar.

Segundo a equipe do Piratininga, foram dois os maiores desafios enfrentados durante o desenvolvimento do projeto: propor uma intervenção que mudasse por completo o uso e a forma dos ambientes existentes, trazendo uma nova atmosfera para seus usuários; e ser uma obra econômica que não tivesse grandes e custosas intervenções na infraestrutura existente. Desafios estes que foram alcançados de modo harmônico no projeto proposto.

Veja outros escritórios corporativos na Galeria da Arquitetura:

GR Bank, por Perkins&Will

Geração Digital Santander, por ENTRE Arquitetos + Todos Arquitetura

Mercado Livre, por Athié Wohnrath + Estudio Elia / Irastorza (EEI)


Fornecedores desta obra

Revestimento Acústico

Acústica & Design Saint-Gobain

Escritório

Piratininga Arquitetos Associados11 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2019
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 6.900

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo