> > > The Pacific Design Center

The Pacific Design Center

The Pacific Design Center
Composto por três edifícios com cores vivas, Pacific Design Center transforma-se em espaço de convivência de bairro em Los Angeles Foto/Imagem:Martin King Architectural Photography

Trilogia colorida

Localizado em um terreno com mais de 50 mil m², o conjunto Pacific Design Center, localizado em Los Angeles (EUA), se destaca pelas cores vivas e pela geometria de suas edificações, organizadas em torno de uma praça ao ar livre.

Concebido para abrigar showrooms de decoração e design de interiores, o primeiro edifício, o azul, foi projetado pelo arquiteto Cesar Pelli em 1975, quando ainda era parceiro do escritório Gruen Associates.

Na década de 1980, uma expansão foi encomendada ao mesmo arquiteto, que agora já tinha um escritório próprio. Ele então propôs um edifício verde, com nove andares, que se destaca pela fachada com cantos irregularmente chanfrados ao longo de sua altura.

O edifício vermelho, o último da trilogia, surge em 2012 como o mais complexo dos projetos. Ele foi concebido para abrigar escritórios para locação, mas também conta com salas de exposições, museu e estacionamento para 1.500 veículos. Sua estrutura é composta de duas formas esculturais distintas.

“O empreendimento original teve um enorme sucesso comercial e, em 1985, quando eu já tinha meu próprio escritório, fui convidado para projetar um segundo edifício, já prevendo um terceiro”, explica o arquiteto Cesar Pelli, do escritório Pelli Clarke Pelli Architects. “Conceitualmente, isso era muito difícil porque havia concebido o edifício azul como um volume isolado”.

O conjunto foi reimaginado como uma composição de grandes fragmentos. “O segundo edifício era verde e eu havia proposto um outro edifício, vermelho vivo, para ser construído no futuro. Nesse meio-tempo, as coisas mudaram. Os edifícios foram vendidos e nosso cliente mudou”, explica Cesar Pelli.

Os materiais escolhidos e que predominam nas edificações são o aço e o vidro. Ambos, usados por serem muito econômicos, segundo o arquiteto. “Centros iguais a este, anteriormente, construídos como caixas de tijolos. Eu quis experimentar usar algo diferente, como paredes de envelopadas com vidro e cores brilhantes, para destacar”, conta o arquiteto.

“O Pacific Design Center trouxe um espaço público para as pessoas no bairro de West Hollywood. O tamanho e as cores desses volumes esculturais são um grande destaque para a região”, afirma Pelli.


Escritório

Pelli Clarke Pelli Architects2 projeto(s)

Local: LO, Estados Unidos
Início do projeto: 1975
Conclusão da obra: 2012
Área construída: 50.000

Tipo de obra:
Centros Culturais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo