> > > Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo é uma construção do século XIX baseada na tradição da arquitetura neoclássica, mas, ainda assim, muito significativa para a contemporaneidade Foto/Imagem:Nelson Kon

Arquitetura atemporal

A Pinacoteca de São Paulo foi fundada em 1905 pelo Governo do Estado, sendo o museu mais antigo da capital paulista. Reúne um vasto acervo de artes visuais, com destaque para a produção brasileira do século XIX até os dias de hoje. O edifício pertence à Secretaria de Estado da Cultura.

Projetada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo no final do século XIX, a Pinacoteca de São Paulo passou por uma ampla reforma em 1998, assinada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O profissional buscou preservar a linguagem neoclássica da construção, bem como sua atemporalidade.

Da tradição para a contemporaneidade

Duas operações ficaram bem evidentes na reforma da edificação. Em um primeiro momento, a rotação do eixo principal de visitação, que foi possível graças à manobra sutil de cruzar as pontes com os espaços vazios dos pátios internos, acabou alterando a implantação do edifício e sua relação com a cidade. “Esta trama, no interior do edifício, exibe a virtude da arquitetura em sua extensão com o espaço urbano”, comenta Rocha.

Outra operação importante na reforma da Pinacoteca de São Paulo foi a revelação da força horizontal do conjunto, realçada pelas superfícies planas que recobrem os pátios internos. Isso destaca o partido robusto do embasamento ortogonal e funda o lugar que constitui, na nova disposição dos espaços internos deste projeto, um belíssimo espaço central, trazendo vida ao museu.

“Através da linha dominante na horizontal, o projeto está amparado no desenvolvimento das novas técnicas, em particular a indústria do aço e o concreto armado”, conclui o arquiteto.


Escritório

Paulo Mendes da Rocha4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 1998
Área do terreno: 7.500
Área construída: 10.815

Tipo de obra:
Museus

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo