Texto: Naíza Ximenes
Desenvolvida em estrutura mista e projetada pelo escritório Padovani Arquitetos, a Residência LEMA é fruto de uma implantação estratégica em um terreno na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Com uma área construída de 400 metros quadrados, a equipe de arquitetos tirou proveito da topografia do local para conceber uma casa fluida e ampla.
A prioridade era a estruturação do programa social e íntimo em um único pavimento, para criar a sensação de integração e amplitude. No entanto, os arquitetos tiveram que lidar com o desafio imposto pelo desnível significativo no lote — espaço onde ficou a garagem da casa, na cota da rua.
A abordagem não apenas otimizou o uso do terreno, como também destacou a arquitetura, criando um espaço mais integrado e expansivo para os ambientes. A residência se eleva em um patamar superior, com acesso marcado por uma escada fluida e rodeada por um paisagismo delicado, que conta com um espelho d’água revestido por pedra natural na entrada.
Ao entrar na residência, a integração das áreas sociais é um dos primeiros conceitos visíveis do projeto. Os espaços se abrem completamente para o exterior, transformando-se em uma grande varanda contínua, abraçada pela área gourmet e piscina. A área social da casa, no meio da casa, organiza a planta — deixando sala de estar, de jantar e cozinha ao centro e blocos com quartos e áreas de serviço nas laterais.
A área social também é marcada por um pé-direito generoso, associado a uma cobertura metálica sobre as estruturas de concreto. A estratégia, além de maximizar a entrada de luz natural, cria um aspecto clean e moderno na fachada.
Já na área externa da casa, painéis de alumínio amadeirados proporcionam privacidade à fachada, com a flexibilidade de permitir a entrada de luz natural em ambientes específicos. No interior, os painéis metálicos, o concreto e a madeira foram harmonizados com uma paleta de cores neutra e de tons naturais, criando uma atmosfera equilibrada e sofisticada.
O bloco íntimo, composto por duas amplas suítes e uma suíte master, foi estrategicamente posicionado na lateral e fundo do terreno, preservando a privacidade dos moradores, mas sem prejudicar o acesso.
Toda essa estrutura ganhou painéis metálicos ripados que conferem unicidade ao bloco, e, quando fechados, reforçam a sensação de intimidade. Quando abertos, conectam os espaços privativos à área externa, destacando a flexibilidade e o cuidado no projeto da Residência LEMA.
Confira outros projetos de Padovani Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados