> > > Casa LD

Casa LD

Casa LD
Em Santana de Parnaíba, cidade em São Paulo, o escritório Nossa Casa Arquitetura projetou a Casa LD, em um terreno de 152 metros quadrados Foto/Imagem:Cacá Bratke

Decoração sensorial

Texto: Naíza Ximenes

Em Santana de Parnaíba, cidade em São Paulo, o escritório Nossa Casa Arquitetura projetou a Casa LD, em um terreno de 152 metros quadrados. Com uma proposta boho e contemporânea, a morada abriga um jovem casal e sua filha, que tinham como principal demanda a funcionalidade e a adaptação para o convívio com amigos e familiares, sem prejudicar a privacidade dos moradores. 

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Para isso, o projeto foi dividido em dois pavimentos, com áreas sociais no térreo e bloco privativo no andar superior. Na porção inferior, sala de estar, jantar e cozinha são completamente interligadas com a área externa quando as portas de vidro de correr estão abertas, transformando o espaço em uma grande varanda ao ar livre.

A equipe de arquitetos conta que a ideia central foi criar um espaço que não fosse apenas esteticamente agradável, mas também altamente funcional e utilizável. Pensando nisso, além de apostar em um conceito inspirado pela natureza, os arquitetos investiram em um mobiliário flexível, estrutura para churrasco e iluminação aconchegante para eventos noturnos.

Materiais e o conceito boho

Para a criação do conceito boho, um pedido dos proprietários, os arquitetos investiram em uma variedade de materiais naturais, como pedras, biribas, seixos e palha. 

A disposição desses revestimentos, no entanto, além de cumprir com a proposta, também ganhou um charme contemporâneo. A pedra moledo, por exemplo, é um dos destaques da área externa na parede, enquanto os seixos adicionam uma textura natural e relaxante aos banheiros.

foto da área de lazer da Casa LD, com uma ilha na cozinha à direita, três banquetas de madeira e, no fundo, a pia. À esquerda, está a geladeira, e, depois do trilho das portas de correr, uma churrasqueira, na área externa<span height= A integração com a área externa é garantida através das portas de vidro de correr


Já a biriba foi usada para criar um forro diferenciado tanto no lavabo quanto na área externa, e a madeira, presente em todos os ambientes, contribuiu para a sensação de aconchego. A palha, por sua vez, foi utilizada em marcenarias e luminárias, adicionando um toque artesanal ao design.

Um elemento de destaque é o uso do monolítico natural de pedra, que traz um ar rústico e acolhedor para diversos ambientes. Além disso, na sala, os nichos e reentrâncias na parede criam um conceito que flerta com a estética grega, com muita estrutura definida pelo concreto pintado de branco.

A iluminação é outro ponto de destaque no projeto — especialmente ao entardecer, quando a casa se transforma. Na área externa, luminárias tipo gambiarra criam um ambiente aconchegante. Internamente, cada cômodo possui detalhes de iluminação indireta, proporcionando uma atmosfera acolhedora e destacando a beleza dos materiais naturais.

O paisagismo também foi cuidadosamente planejado. No corredor entre a sala de estar e o jardim, o piso ganhou pedras São Tomé ao longo de toda a lateral. A área da churrasqueira foi enriquecida com uma jabuticabeira, contornada por uma estrutura de madeira circular, que adiciona um charme especial ao espaço e cria bancos para pessoas se sentarem.

Nos quartos, o principal material utilizado é a madeira, presente em todo o closet da suíte master, na estrutura da cama e da cabeceira, nos armários e no beliche da suíte da filha.

No dormitório do casal, mais seixos completam o design, formando tanto a cabeceira da cama, quanto as paredes do banheiro — equilibrados pelo cimento queimado nas paredes.

Por fim, no quarto da filha, a decoração ganhou uma proposta mais lúdica e colorida, com muitos elementos em rosa e verde pastéis. No banheiro, revestimentos na cor do ano, definida pena Pantone (a Peach Fuzz), revestem toda a área molhada, com contraste garantido pelos metais em dourado.

Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Escritório

NOSSA Casa Arquitetura projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2022
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 152
Área construída: 130

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo