,
> > > Bed & Blue

Bed & Blue

Bed & Blue
A hospedaria Bed & Blue foi projetada pelo escritório Nook Architects em duas fases. Localizada em Barcelona, tem design moderno e conforto de casa Foto/Imagem:nieve | Productora Audiovisual

Passível de transformação

Embora o proprietário do Bed & Blue tenha adquirido dois andares de um edifício para criar o seu bed & breakfast (tipo de hospedagem domiciliar), por razões financeiras ele teve de executar o projeto em duas etapas. Assim, seu pedido aos arquitetos do Nook Architects foi renovar apenas o último andar, enquanto o piso inferior seria alugado como forma de investimento.

Localizado na cidade de Barcelona, na Espanha, o alojamento conta com seis quartos duplos com banheiro e varanda, uma pequena cozinha para preparar as refeições e uma área de convivência no piso térreo de frente para a rua principal, onde, inclusive, é a entrada de acesso dos hóspedes.

Atualmente, a primeira planta foi concluída e os trabalhos no piso inferior já começaram a ser realizados.

Ambientes que se transformam

O desafio dos arquitetos foi definir alguns elementos que caracterizassem o alojamento e que permanecessem da fase inicial até a final. Eles também queriam projetar alguns ambientes de forma simples pensando que depois de um tempo poderiam ser transformados.

A estrutura foi consolidada e os espaços foram definidos com distribuição definitiva. A fachada principal do prédio foi feita com carpintarias de madeira, reproduzindo os revestimentos originais, e também com carpintaria de alumínio, trazendo um estilo mais moderno, o que permitiu uma composição dos vazios com maior dimensão.

Bed & Blue - Passível de transformação <BR>
A cozinha, a sala de estar e parte do banheiro não tem portas, pois os arquitetos queriam deixar maior entrada de luz possível, criando uma forte relação visual entre espaços adjacentes Foto: nieve | Productora Audiovisual

Simples e confortável

Os arquitetos procuraram aproveitar ao máximo todos os espaços, introduzindo mobiliário minimalista, cores vivas e diferentes materiais. Para diferenciar os banheiros de um sanitário doméstico, os profissionais usaram tijolos impermeáveis, por causa da sua alta durabilidade e pouca manutenção. Também restauraram o piso do chão e colocaram um mobiliário na cor azul com gaveta.

A cozinha é um dos espaços temporários do bed & breakfast, sendo que, na segunda fase, passará para o pavimento inferior e ficará localizada na parte debaixo da escada que conectará os dois andares. Uma das salas de estar que está integrada com a varanda foi projetada para ser dividida no futuro em dois quartos com saída independente para o exterior. O quarto ao lado da sala de estar será um terceiro banheiro na segunda fase da construção.

Escritório

Nook Architects10 projeto(s)

Local: BA,Espanha
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 91
Área construída: 84

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo