> > > Casa na Praia Preta

Casa na Praia Preta

Casa na Praia Preta
Com espaços de convívio abertos e integrados, residência se comunica com as belezas praianas e recebe luz e ventilação natural através das amplas aberturas Foto/Imagem:Nelson Kon

Entre terra e mar

Localizada na pequena e graciosa Praia Preta do litoral norte paulista, a casa serve de ligação entre a mata atlântica da serra e o mar – que proporciona visual exuberante aos proprietários. Após passar por uma reforma, projetada pelo escritório Nitsche Arquitetos, a morada tem espaços de convívio amplos e integrados e quartos subdivididos em partes iguais.

De acordo com o arquiteto responsável Pedro Nitsche, só a posição da casa – vista como uma plataforma retangular com os lados maiores paralelos à praia – foi mantida da construção original. “Procuramos manter a estrutura de madeira laminada e algumas paredes. Foram retirados todos os pisos e acabamentos e acrescentada uma nova estrutura de cobertura para o aumento do pé-direito”, explica.

As fachadas com suas grandes aberturas e varandas lineares garantem a amplitude da residência. A construção das paredes de alvenaria e dos caixilhos compostos por vidros se distribui de maneira perpendicular à praia. “Visamos garantir transparência e fluidez à edificação. Na varanda as portas de correr em trilhos independentes podem ser recolhidas fora do perímetro da casa e, nos cômodos, portas de correr e venezianas de enrolar permitem a entrada total de luz e ventilação”, destaca.

Distribuição dos espaços

A varanda integra a sala à areia da praia, através das aberturas. “A casa passou a ter um único ambiente de convívio: uma sala-varanda-praia”, ressalta o arquiteto. Ele também explica a distribuição das áreas íntimas, dispostas de modo a garantir total privacidade aos proprietários; e a formação da área de uso comum, que une sala de estar, sala de TV e cozinha em um único grande espaço.

Detalhes e materiais da construção

O concreto armado revestido com pedras, suspenso do solo, foi usado como base para erguer a plataforma. As estruturas foram feitas em madeira. “A nova estrutura da cobertura é composta por vigas de madeira Itaúba aparelhadas com ligações metálicas e parafusos de aço inox. A cobertura é metálica de alumínio tipo sanduíche com miolo de poliuretano”, detalha. Além disso, forros de MDF foram aplicados nos quartos e o fechamento entre a telha e as esquadrias das fachadas é feito de policarbonato.

 

Escritório

Nitsche Arquitetos10 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2006
Conclusão da obra: 2006
Área do terreno: 2.136
Área construída: 325

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo