> > > Onda Carioca

Onda Carioca

Onda Carioca
Inspirado nas paisagens do Rio de Janeiro, projeto tem formato ousado e tecnologia inovadora Foto/Imagem:Architect Nir Sivan Architects Associ

Cobertura em formato de onda

Formato ousado e tecnologia inovadora foram atributos utilizados com generosidade no projeto de expansão do empreendimento CasaShopping, na Barra da Tijuca (RJ), assinado pelo arquiteto israelense Nir Sivan. Inspirado nas paisagens do Rio de Janeiro, Sirvan criou uma cobertura de vidro em formato de ondas do mar no vão central, fazendo a ligação com a entrada principal do shopping, que é o maior no segmento de decoração da América Latina. O projeto de expansão iniciou em 2012 e envolve quatro novos blocos de lojas e salas comerciais, além de um centro de convenções e hotel. A Onda Carioca foi planejada para envolver as pessoas e os carros que passam por lá, assim como faz uma onda do mar Nir SirvanO ponto alto da construção batizada de “Onda Carioca”, no entanto, é a transparência. Ela surpreende, também, pela ausência de colunas. “A combinação entre o desenho orgânico e o vidro low iron contribui para dar leveza e requinte ao projeto”, afirma o diretor da seele do Brasil, André Luiz Aquino, responsável pela estrutura metálica do projeto. “A Onda Carioca foi planejada para envolver as pessoas e os carros que passam por lá, assim como faz uma onda do mar”, diz Nir Sirvan, de forma metafórica. A expectativa é que a obra se transforme em mais um marco arquitetônico da Cidade Maravilhosa, influenciando o surgimento de outras estruturas semelhantes em edificações complexas de aço e vidro no país. “É o primeiro projeto de forma livre e orgânica que se tem conhecimento na América do Sul, com o sistema grid shell, tecnologia dos três ângulos”, revela André Luiz Aquino.

Cobertura em balanço

Com, aproximadamente, 52 metros de comprimento, 24 metros de largura e 14 metros de altura no ponto máximo, a cobertura usa uma malha triangular de, aproximadamente, 110 toneladas de aço carbono pintado, formada por nós usinados e vigas soldadas, geralmente parafusadas. Com apenas 11 pontos de apoio – cinco no nível inferior e seis no superior –, quase metade da cobertura fica em balanço para cada lado. A Onda Carioca tomou como base essa malha triangular de aço e vidro e levou a geometria a formas mais extremas”, explica a arquitetaMiriam HaagA cobertura utilizará 503 peças triangulares de vidro low iron. “Por utilizar menos ferro, o material oferece a maior transparência possível”, explica Miriam Haag, arquiteta e gerente do projeto da seele do Brasil. Os vidros são laminados de 8+8 mm com um interlayer PVB de 1,52 mm e semitemperados, o que favorece a força restante em caso de quebra. Os grampos de fixação para os vidros serão de aço inox pintado, dois para cada borda.

Complexidade geométrica

“A Onda Carioca tomou como base essa malha triangular de aço e vidro e levou a geometria a formas mais extremas ainda que o Westfield – o maior shopping da Europa – que usa a mesma tecnologia, mas possui uma ondulação muito mais suave”, analisa Miriam Haag. Outra vantagem do projeto é a luminosidade. O vidro e a transparência desse material, com forte apelo estético, valorizam a integração à paisagem carioca.


Escritório

Nir Sivan Architects Associates1 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 1.500

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo