> > > Casa M16

Casa M16

Casa M16
Com linhas retas e arquitetura simples, a Casa M16 foi projetada pelo escritório NEBR. Embora tenha um desenho minimalista, recebeu ladrilhos hidráulicos e pérgolas coloridas que dão um charme extra à morada de fim de semana Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Minimalismo que faz a diferença

O projeto arquitetônico da Casa M16, localizada na cidade de Carpina (PE), é marcado por linhas retas e por um design minimalista. O trabalho foi assinado por Edson Muniz, do escritório NEBR arquitetura, que, sem perder de vista o conforto, o charme e as demandas dos moradores, priorizou uma construção econômica e uma arquitetura simples.

Todos os projetos complementares foram realizados por Muniz, que também acompanhou cada uma das etapas da obra. Além disso, devido às limitações técnicas da mão de obra local, a equipe foi composta por mais um mestre, dois pedreiros e dois serventes. “O sistema de coordenação modular foi aplicado em todo o processo projetual e construtivo, obtendo a racionalização construtiva”, pontua o arquiteto.

Organização espacial

Construída para ser o recanto de uma família durante os finais de semana, a Casa M16 teve seu programa organizado em 290 m². A premissa era atender às necessidades dos moradores de forma confortável, mas sem exageros que demandassem muita manutenção. Assim, o programa foi divido em dois pavimentos de traçado regulador.

Uma marca do projeto são os ambientes abertos e amplos, que revelam uma verdadeira conexão da casa com o entorno. Segundo, Muniz tomar como partido a sequência de espaços abertos melhorou significativamente a orientação solar do lado sul do terreno.

A área de lazer da casa é marcada por um plano horizontal amarelo formado pelas pérgolas Foto: Maíra Acayaba

O acesso da casa é marcado por um extenso vazio, onde há somente uma escada suspensa, que recebeu um vibrante tom de amarelo. O elemento interliga as áreas sociais e de serviço no térreo com o setor íntimo centralizado no volume prismático suspenso. Um amplo terraço na esquina acolhe a área de lazer da família. A sombra, gerada por um expressivo pergolado metálico em chapas de aço galvanizadas e pintado também na cor amarela, caracteriza o lugar de maior convivência da casa.

Revestimentos

O térreo, dotado de poucas paredes, e o rigor na planta do primeiro andar proporcionam fechamentos que continuamente dialogam entre si até o plano horizontal amarelo das pomposas pérgolas, que formam a essência da casa junto com os ladrilhos hidráulicos na cor azul. “Esse mix de amarelo e azul, presente no terraço e no coroamento da casa, se une às linhas retas e compõe volumes puros que buscam conceder identidade à residência”, comenta o arquiteto.

As fachadas são compostas por ladrilhos hidráulicos locais e por um conjunto de blocos de vidro dispostos em diferentes arranjos, que solucionam questões de privacidade e controle na passagem de luz contida através da superfície translúcida.

O sistema estrutural é em concreto armado, tradicional e bastante usado na região pernambucana.

Veja outros projetos de casas na Galeria da Arquitetura:

Residência Santa Rita, por Aprilanti Arquitetura e Engenharia

Residência Lago Sul, por Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados

Residência São Luis do Paraitinga, por Libeskindllovet Arquitetos

Fornecedores desta obra

Aço

Gerdau

Escritório

NEBR arquitetura1 projeto(s)

Local: PE, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 450
Área construída: 290

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo