> > > Restaurante Kinoshita

Restaurante Kinoshita

Restaurante Kinoshita
Com aberturas e paisagismo integrados, restaurante foi projetado seguindo conceitos e elementos arquitetônicos orientais Foto/Imagem:Lufe Gomes

Um pedaço do Japão

O conhecimento adquirido durante a vivência do arquiteto Naoki Otake no Japão deu vida ao Kinoshita, um restaurante repleto de conceitos da arquitetura japonesa, com leitura contemporânea brasileira. “Todos os elementos arquitetônicos e o mobiliário foram desenhados por nossa equipe com muito carinho e cuidado”, ressalta o arquiteto titular do escritório Naoki Otake Arquitetura + Design.

Após a reforma, a antiga residência ganhou vãos e teve a estrutura reforçada. De acordo com Naoki, alguns pilares precisaram ser eliminados e as empenas, abertas para o exterior. Ele explica que no Japão as casas são compartimentadas, com portas revestidas com papel arroz. “As aberturas permitem a passagem da luz e, ao removê-las, os ambientes se ampliam. Criamos espaços que se interligam de forma fluida e transparente, sempre em contato com o jardim”, explica.

Materiais, mobiliário e luz

“Utilizamos principalmente madeira, pedras brutas e vidro, em um esforço de trazer as condições da natureza para dentro do espaço”, destaca o arquiteto. As fachadas são compostas por vidro – material que integra interior e exterior –, massa raspada, em função de sua textura e, finalmente, a madeira, o material de maior relevância na arquitetura japonesa tradicional.

O mobiliário foi todo desenhado pelo escritório. “Procuramos linhas retas e proporções esbeltas para dar leveza e empregamos dois tipos de madeira com texturas muito próximas às usadas no Japão”, ressalta. As mesas receberam iluminação focada e cênica.

Jardim integrado

Naoki destaca o jardim como um dos elementos essenciais na residência oriental. “Como não tínhamos recuo para o jardim, o paisagismo foi conduzido por Gilberto Elkis, sem delimitar o terreno. Concentrado em canteiros, o projeto paisagístico permite que o espaço público e o privado se fundam”, conclui o arquiteto.

 


Fornecedores desta obra

Revestimentos

Terracor

Escritório

Naoki Otake Arquitetura + Design10 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2007
Conclusão da obra: 2008
Área do terreno: 250
Área construída: 350

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo