> > > FDE CHB Campinas F1

FDE CHB Campinas F1

FDE CHB Campinas F1
Projeto apostou em um sistema estrutural pré-fabricado de elementos de concreto armado e protendido, além de vigas e pilares de seção retangular ‘in loco’ Foto/Imagem:Nelson Kon

Escola em conjunto habitacional

Implantado em Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo, o conjunto habitacional da região recebe uma das quatro escolas estaduais CHB F1 – projeto do escritório MMBB Arquitetos para a FDE (Escola de Ensino Fundamental).

A Escola

O terreno, que abrange mais de 2.800 m², está situado logo na entrada do conjunto habitacional, em uma área destinada a construções públicas. Exemplo disto é uma praça, ao sul, parte das obras de urbanização que marca a entrada dos alunos, professores e demais funcionários para a unidade de ensino. Na ala norte, já internamente, está um pátio aberto. E ao centro de todos os espaços que fazem parte do programa há uma quadra poliesportiva coberta.

Amplitude

O projeto da MMBB Arquitetos apostou na manutenção de todo o terreno contínuo, que se estende do pátio aberto – ao norte – até as entradas na parte sul, desenvolvendo o pavimento térreo ao redor da quadra sem divisões. Essa solução ofereceu ao empreendimento a sensação de amplitude.
Já os andares superiores, compostos por oito salas de aula, espaços de circulação e área de convívio, estão organizados em torno do vazio da quadra, o que estabelece a conexão entre todos os espaços da escola.

Materiais utilizados

A escola foi concebida a partir de um sistema estrutural pré-fabricado de elementos de concreto armado e protendido, além de vigas e pilares de seção retangular ‘in loco’. Este conjunto deu a sensação de uma estrutura monolítica.

Complementam-se os fechamentos em alvenaria de blocos de concreto, que exigem pouca manutenção, e painéis de elementos vazados. Como acabamento, as fachadas receberam pintura na cor azul.


Escritório

MMBB Arquitetos11 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2003
Conclusão da obra: 2004
Área do terreno: 2.810
Área construída: 2.818

Tipo de obra:
Centros Educacionais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo