> > > Meia Casa

Meia Casa

Meia Casa
Localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Meia Casa é acolhedora, irreverente e sofisticada. Quem assina o projeto inspirado no “receber mineiro” é o escritório mf+arquitetos Foto/Imagem:Felipe Araújo

Pausa, respiro, sossego

O projeto da Meia Casa foi concebido pelo mf+arquitetos para um cliente apaixonado por design brasileiro. Inspirado no “receber mineiro”, acolhedor e confortável, o espaço é todo voltado para o estar. Com 75 m², o lote que abriga a edificação está localizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Através da arquitetura, a equipe procurou fazer com que a casa transmitisse paz e convidasse ao relaxamento. Parte desta missão ficou por conta do túnel de mármore preto ladeado por plantas tropicais na entrada. Ao passar por ele, lembranças de casa de roça, como o barulho de água na beira da porta, são trazidas pela cascata de água de recirculação que cai por toda a extensão da parede de pedra.

Para contribuir na criação da atmosfera almejada, uma rica seleção de peças de designers e artistas brasileiros, como Sérgio Rodrigues, Jader Almeida e Yuri Serodio, compõem o projeto de interiores. No mobiliário, os tons terrosos contrastam com as cores mais escuras dos acabamentos.

Poltrona chifruda, assinada por Sérgio RodriguesFoto: Felipe Araújo

Desenhada pelo escritório, a charmosa e funcional estante faz ligação com a pequena cozinha, que é composta por uma ilha de peças modernas e atemporais. Em sua extensão, a bancada se torna uma mesa de jantar iluminada por três pendentes substanciais.

O ambiente totalmente integrado permite permeabilidade visual, entrada de ventilação e redução do uso de luz artificial durante o dia. Ao mesmo que os elementos mais sóbrios provocam um ar intrigante e reservado, fazem dele um lugar de reconexão e experiência única para o visitante.

Usados para proteção solar, os brises de treliça em cedrinho ajudam a manter a iluminação pontual e discreta. Amante de materiais nobres e naturais, o mf+arquitetos acertou quando escolheu pedra e madeira para protagonizar o espaço. Combinados, os dois atendem com êxito o desejo do proprietário, resultando num projeto aconchegante e irreverente.


Escritório

mf+arquitetos6 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2019
Conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 75
Área construída: 60

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo