> > > Casa dos Cobogós

Casa dos Cobogós

Casa dos Cobogós
A Casa dos Cobogós é marcada pelo elemento que a nomeia, pela volumetria e pelo minimalismo. Quem assina o projeto é o escritório mf+arquitetos Foto/Imagem:Felipe Araújo

Brasilidade expoente

Cada canto da Casa do Cobogós exprime a personalidade detalhista e organizada do casal de proprietários, que convidou o mf+arquitetos para assinar o projeto. Conhecido pelo constante uso da volumetria em seu trabalho, o escritório captou a essência dos clientes para desenvolver esta edificação arrojada em um lote de 672 m².

Visualmente impactante, a fachada frontal da residência é marcada pela presença de cobogós, brises de madeira e pedras rústicas. Para receber quem entra, foi construída uma passarela posicionada sobre um belo espelho d’agua.

A materialidade somada à pureza das linhas retas da arquitetura confere robustez e elegância. Na cor preta, o bloco da garagem abriga toda a área de serviço e o espaço gourmet. Já o volume superior acomoda as suítes e as áreas íntimas.

O layout

A pedido dos moradores, a casa ganhou pé-direito duplo que comporta um mezanino em balanço e dá sensação de amplitude aos espaços. Aqui, o conceito de integração foi bastante explorado. Da sala de estar é possível se conectar com a piscina e toda a área externa, e a sala de jantar se abre para o jardim.

A piscina é um dos destaques da área externaFoto: Felipe Araújo

Ladeada por plantas tropicais, a extensa raia chama atenção do lado de fora. Assim como em todos os ambientes, ela é acompanhada por material natural: a madeira. A escolha dos arquitetos por materiais sóbrios trouxe um toque de conforto e brasilidade à obra.

Apesar de ser visualmente integrada, a planta é interessante por possuir espaços que se fecham e se tornam privativos, como a cozinha, por exemplo. O acesso à garagem não é como um corredor comum de serviço, já que também funciona para receber convidados diretamente na área de lazer em dias de festa.

Remetendo ao estilo contemporâneo brasileiro, o projeto de interiores é um tópico que merece destaque, pois mistura elementos clássicos e minimalistas formando uma atmosfera agradável. Além da madeira, do mármore e das pedras, o couro, os tapetes em tear e os estofados em linho dão um “match” perfeito com o mobiliário composto por peças de grandes designers nacionais e marcenaria assinada pelo mf+arquitetos.


Escritório

mf+arquitetos6 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 672
Área construída: 505

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo