> > > Galeria Nara Roesler

Galeria Nara Roesler

Galeria Nara Roesler
A Galeria Nara Roesler apresenta o universo da arte desde a fachada coberta com camadas de vergalhões de ferro e vegetação densa. A cobertura inédita abraça a estrutura até o interior repleto de espaços amplos e flexíveis Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Arte de fora para dentro

Com espaços amplos e neutros, a Galeria Nara Roesler foi projetada pelo escritório Metrópole Arquitetos com o objetivo de ser uma galeria de arte contemporânea, de caráter institucional e, ao mesmo tempo, conectada ao mundo artístico. “Como as exposições têm os mais diversos temas, buscamos espaços flexíveis, amplos e com características e qualidades distintas entre as salas”, conta a arquiteta Anna Helena Villela.

A principal dificuldade do escritório foi conectar as duas casas e criar um novo acesso para as duas galerias. “Na reforma, buscamos fazer o mínimo de intervenções possíveis. A prioridade foi ajustar a circulação, refazendo a escada e criando uma conexão entre as duas casas através de uma passarela no pavimento superior”, comenta.

Anna Helena destaca a transparência que o jardim interno cria desde o fundo do terreno até a rua como um diferencial e explica: “O projeto reorganizou o fluxo de pessoas nas duas galerias, criando um acesso único em frente ao jardim e uma passarela no pavimento superior”.

Fachada e jardim conectados

A fachada foi desenvolvida com diversas camadas de vergalhões de ferro – barra de aço com superfície nervurada –, criando uma espécie de malha de ferro. Em volta, o jardim de vegetação densa compõe com a proposta, expandindo-se para toda a fachada do projeto.

Iluminação

Pensando em uma forma de destacar as obras expostas, o escritório apostou em um projeto direcionado de iluminação, cujos diferenciais estão nos trilhos eletrificados e spots com lâmpadas fluorescentes, que garantem a máxima flexibilidade para as exposições.


Fornecedores desta obra

Escritório

Metropole Arquitetos4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 1.060
Área construída: 1.285

Tipo de obra:
Galerias de arte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo