> > > MUY

MUY

MUY
Com proposta acolhedora, o restaurante MUY convida o cliente a circular pelo espaço, que possui design moderno e materiais rústicos Foto/Imagem:Ricardo Bassetti

Passeio culinário

O MUY é um estabelecimento com dupla proposta: durante o dia funciona como um restaurante takeaway e à tarde como um buffet para refeições rápidas.Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Mestisso Arquitetura & Interiores com a intenção de criar um espaço acolhedor, onde as pessoas pudessem transitar livremente como se fosse a continuação de uma passarela, sem se sentirem obrigadas a entrar.

“Queríamos trazer o cliente para dentro do restaurante sem ele perceber”, reforça a arquiteta e sócia do escritório Merê Esteves, que concebeu o espaço junto com as colegas Andrea Lucchesi e Carolina Razuk.

A intenção das arquitetas era que o MUY – localizado em um shopping de São Paulo – tivesse a aparência de uma aconchegante rotisseria, o que foi alcançado através da combinação de materiais rústicos e um design contemporâneo.

Três fachadas

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas arquitetas na concepção do projeto dizia respeito à área disponível, de apenas 46 m². Esse espaço deveria acomodar uma cozinha, o buffet e o caixa. Além disso, o restaurante possuía três fachadas e somente uma parede disponível.

MUY - Passeio culinário
O buffet se destaca pelas luminárias pendentes, ao estilo industrial. Já nas prateleiras, os spots trazem um clima mais quente e aconchegante ao ambienteFoto: Ricardo Bassetti

Como o proprietário do MUY gostaria que a produção estivesse em contato com o cliente, as arquitetas criaram uma praça fria, estrategicamente posicionada na divisa com o buffet de comidas, do lado de fora da cozinha. Este espaço, por sua vez, foi instalado na fachada menos favorecida do shopping e ficou envolvido pela única parede do imóvel. “Ao invés de subir as paredes até o teto, soltamos o volume da cozinha como se fosse uma caixa, trazendo mais leveza ao espaço”, detalha.

A partir disso, as outras duas fachadas foram trabalhadas como um caminho a ser percorrido pelo cliente, que entra por uma delas para se servir e sai pela face frontal, apanhando as bebidas por último.

Para destacá-las, as arquitetas optaram por um aspecto mais leve, que transmitisse a ideia de movimento. Esse resultado foi obtido através da estrutura de aço, cortada em formato quadrangular, cujos vazios ora são mantidos, ora são preenchidos por caixas de madeira freijó – que servem de vitrine para decoração –, enquanto a logomarca do MUY está inserida em uma caixa maior, com iluminação direcionada. “O contraste entre os materiais traz um aspecto mais contemporâneo”, enfatiza Esteves.

Iluminação pensada

Pintado na cor preta, o forro destaca o projeto de iluminação, que traz uma luz mais aconchegante proveniente dos spots, enquanto a prateleira em volta da geladeira de bebidas recebe uma iluminação com fita de LED para destacar os nichos. Já no buffet, as luminárias pendentes dão um charme a mais ao espaço.


Escritório

Mestisso Arquitetura & Interiores7 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 46

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo