> > > Casa RMK

Casa RMK

Casa RMK
A integração dos ambientes, através do pátio central, e os recursos tecnológicos são as características que marcam a Casa RMK, do escritório Melo Mesquita Arquitetura Foto/Imagem:André Diogo Moecke

Integração de ambientes define a construção

A solicitação dos moradores por espaços amplos e integrados foi um dos fatores que conduziu o projeto arquitetônico da Casa RMK, assinado pelo escritório Melo Mesquita Arquitetura. Além disso, os ambientes internos deveriam ter relação com as vistas da região de Cacupé, em Florianópolis (SC).

Outros pedidos feitos pelos clientes foram a utilização de áreas envidraçadas e materiais rústicos, interação com a paisagem, com a piscina, SPA aquecido, terraço verde, garagem com acesso nivelado para a rua, criação de desníveis entre os ambientes do projeto e volumetria com jogo de cheios e vazios.

Pátio: criado para integração

A implantação da volumetria da casa foi pensada em função do terreno, além de levar em consideração questões básicas como sustentabilidade e legislação.

A fachada ficou recuada e em menor escala, o que manteve a relação com a via principal do condomínio. Além disso, os arquitetos criaram um pátio central interno, para convívio da família, que fica visível de todos os cômodos da casa e afastado da rua.

No pátio central encontra-se a piscina com SPA aquecido, que pode ser coberta de forma automática. Ainda no térreo estão os ambientes de convívio social, como o living, a cozinha e a sala de jantar, que estão totalmente integrados e voltam-se para a área externa, assim como o escritório residencial e a academia. A Casa RMK conta, ainda, com outros espaços de apoio, como área de serviço e despensa.

O pavimento superior conta com quatro suítes e tem uma circulação envidraçada e terraço voltados para o mesmo pátio. Na suíte principal, que está voltada para a frente do terreno, um terraço jardim proporciona um visual incrível da cidade.

Recursos tecnológicos

Casa RMK - Integração de ambientes define a construção<BR>
A área de lazer e convivência ficam integradas do lado de fora da casa Foto: André Diogo Moecke

A automação é um dos diferenciais do projeto. Com um único comando, os moradores conseguem apagar as luzes da casa, fechar as cortinas, desligar pontos de ar-condicionado, controlar acessos e gerenciar a segurança. Além disso, a residência também dispõe de uma plataforma com fechamento automático para a piscina e SPA aquecido. Tudo isso pode ser operado à distância, do celular, por exemplo.

O projeto também conta com alguns diferenciais técnicos como eficiência energética, eficiência acústica e eficiência térmica. A residência tem coletores solares para o aquecimento da água quente, bem como esquadria em PVC com vidro duplo para maior desempenho térmico e acústico. Ainda neste sentido, foram criados domos de iluminação natural em todos os banheiros e no vão da escada central. Por fim, o terraço jardim conta com pés de oliveiras e cobre toda a área da garagem e escritório.

Foram criados domos de iluminação natural em todos os banheiros. O projeto luminotécnico previu uma iluminação mais global para os ambientes e uma mais indireta e decorativa para as marcenarias.

Design com conforto

Outra solicitação dos proprietários foi quanto à utilização de materiais de cores claras, que transmitissem aconchego. Eles também precisavam oferecer uma manutenção bem prática. Assim, o escritório optou pelo piso vinílico, imitando madeira. Para compor, foram utilizadas pedras naturais no volume da escada. Nas bancadas, os revestimentos foram pintados na cor branca. Por fim, o mobiliário com madeiras claras e tons neutros compõe os ambientes e deixa o colorido apenas para os detalhes.

“Para a composição dos materiais, escolhemos concreto aparente, pedra e madeira, bem como amplos vãos envidraçados”, comenta a arquiteta Ana Carolina Melo. Nas áreas de jardim e acesso de veículos, foi usado piso drenante, que garante a drenagem do solo.

Segundo a arquiteta Thaysa Mesquita, “a brutalidade do concreto e da pedra, junto das amplas áreas envidraçadas, traz um estilo mais moderno”, conta a arquiteta Thaysa Mesquita.

“Para a linguagem da casa, buscamos linhas retas e uso de materiais brutos em conjunto dos amplos vãos e áreas envidraçadas”, relata o arquiteto Fábio Bubniak.


Escritório

Melo Mesquita Arquitetura7 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 760
Área construída: 752

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo