> > > Centro de Eventos do Barigui

Centro de Eventos do Barigui

Centro de Eventos do Barigui
Desenvolvido de maneira ambientalmente correta, o Centro de Eventos do Barigui foi projetado pelo arquiteto Manoel Coelho e é destaque em Curitiba (PR) Foto/Imagem:Pedro Paulo Coelho

Eficiente e sustentável

Com projeto arquitetônico de Manoel Coelho, diretor do escritório MCA Manoel Coelho Arquitetura & Design, o Centro de Eventos do Barigui foi construído para suprir uma demanda da cidade de Curitiba (PR) por espaços modernos e equipados para receber grandes eventos. O empreendimento foi construído no Parque Barigui, o mais popular da capital paranaense.

“Até então, os eventos eram realizados no antigo pavilhão do próprio parque, mas sem uma infraestrutura adequada”, comenta Coelho que, curiosamente, participou da construção do Parque na primeira metade da década de 1970.

Fachada em destaque

O acesso ao edifício é feito por uma praça pública, que acolhe os visitantes e propicia uma transição entre os estacionamentos e a área de eventos. Na face principal, a curva das empenas amplia a visão do foyer do projeto.

As paredes laterais da fachada receberam jardins verticais, de modo a dissolver a forma do projeto em meio à praça, o que é reforçado pelas malhas metálicas para plantio de trepadeiras na face lateral oposta ao lago. Coelho explica que as empenas principais sustentam a cobertura e uma testeira de metal composta por barras verticais de aço, em ângulos irregulares, que passam a ideia de galhos de árvores.

Diferenciais do Barigui

O empreendimento foi desenvolvido seguindo conceitos de sustentabilidade ambiental. Entre os materiais de construção usados estão madeira certificada, tintas com baixa emissão de compostos organo-voláteis (COV) e materiais com utilização de matéria-prima reciclada. A coleta e separação desse material durante a construção gerou uma estrutura pré-fabricada metálica, que evita desperdícios e impactos no terreno, além de rapidez na execução e agilidade para uma posterior desmontagem, deixando o projeto econômico.

Para que o Centro não fosse afetado pelas altas temperaturas dos meses de verão, foi aplicado um forro com isolamento térmico e vidros de alto desempenho para diminuir a carga térmica. O uso de coberturas com alta refletância causa a diminuição das ilhas de calor e da demanda do ar-condicionado. Os jardins verticais também ajudam a deixar o clima mais ameno, além de facilitarem a integração com a paisagem do entorno.

O tratamento acústico é obtido com a utilização de um forro e de esquadrias de vidro duplo que evitam a propagação do som para o exterior. O uso do vidro, por sua vez, possibilita a passagem de iluminação natural que, junto com a utilização de lâmpadas eficientes, contribui para a redução do consumo de energia.

O Centro de Eventos do Barigui proporciona integração com a paisagem do parque e acessibilidade universal. “As áreas envidraçadas do foyer de acesso e do café permitem a integração visual dos espaços internos com a paisagem externa, estabelecendo uma dinâmica perceptiva entre dentro e fora. Os usuários sentem-se, ao mesmo tempo, dentro do café e inseridos no parque”, conclui o arquiteto.


Escritório

MCA Manoel Coelho Arquitetura & Design5 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 591.394
Área construída: 7.600

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo