> > > Apartamento Panamby

Apartamento Panamby

Apartamento Panamby
Com decoração clássica e contemporânea ao mesmo tempo, a área social é o carro-chefe do Apartamento Panamby Foto/Imagem:Mariana Orsi

Fusão de estilos

Jovem, porém, clássico. Esse é o perfil dos moradores do Apartamento Panamby que, por coincidência, corresponde ao estilo do arquiteto Maurício Karam – responsável por elaborar o projeto de interiores do imóvel.

Localizado no bairro paulistano que dá nome ao projeto, o apartamento de 250 m² reúne as características dos dois estilos. Seu carro-chefe é a área social, que tem pé-direito duplo e móveis sofisticados.

Karam conta que o gosto clássico dos clientes e o pé-direito de 6 metros de altura o fez lembrar do Palácio de Versalhes. Com isso, a ideia era trazer alguns elementos que fizessem referência ao castelo, mas misturando algumas peças de decoração mais contemporâneas. “Como os moradores eram jovens, quis fugir do aspecto de mausoléu”, explica.

Decoração em duas vias

O clássico e o moderno se fundem a todo instante no Apartamento Panamby. Já no hall de entrada, as guarnições facetadas em mármore Nero Marquina acompanham molduras em linhas no estilo trompe l’oeil – técnica artística com truques de perspectiva. Ali, uma grande “caixa” forma o pórtico de entrada em madeira ripada preta fosca, que camufla todas as portas da área social, onde estão as salas de estar e jantar.

Do piso ao teto, a sala de estar foi decorada com boiseries (molduras que enfeitam as paredes) feitas de poliuretano e pintadas de branco. Um sofá chesterfield em couro alaranjado e, ao lado da lareira, uma poltrona Luis XV em folha de ouro com veludo verde musgo dão sofisticação ao ambiente.

Apartamento Panamby - Fusão de estilos
Uma porta deslizante em folha dupla faz a integração da sala de jantar com a cozinha gourmetFoto: Mariana Orsi

Esse mesmo mobiliário aparece na sala de estar, porém, estofado em seda preta fosca. Mesmo com o lustre de cristal pousando sobre a mesa de laca preta brilhante, o grande destaque do espaço é o espelho manchado, que foi desenhado pelo escritório Maurício Karam Arquitetura. Uma porta deslizante revela ainda uma cozinha gourmet e uma sala de almoço.

Integrada aos dois ambientes, a varanda principal recebe fechamento em vidro externo, permitindo a conexão dos moradores com a paisagem verde e o skyline do outro lado da cidade de São Paulo.

Seguindo com a ideia de integração, o Apartamento Panamby possui piso em madeira de demolição ebanizado – com paginação em escama de peixe, que percorre toda a ala social e a área íntima.

Neste espaço se destaca a marcenaria clássica de laca branca, também desenhada pelo escritório. Enquanto o dormitório da filha do casal recebeu papel de parede listrado na cor rosa claro, a suíte máster ganhou molduras em MDF com pintura cinza em meio aos espelhos aplicados nos criados-mudos e na porta dos closets. “Eles ampliam os espaços e refletem o piso de madeira escama de peixe”, conclui Karam.

 


Escritório

Maurício Karam Arquitetura16 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área construída: 250

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo