> > > Casa Ozso

Casa Ozso

Casa Ozso
A Casa Ozso foi desenhada pelo escritório Martin Dulanto por etapas, a partir da criação de volumes independentes que refletem sua funcionalidade Foto/Imagem:Juan Solano Ojasi

Módulos independentes

O arquiteto Martin Dulanto desenhou a Casa Ozso por etapas, de modo que seu programa habitacional se formou em blocos e módulos completamente independentes de acordo com as suas funções. Com 195 m², a residência está localizada em Cieneguilla, Lima (Peru).

A estrutura de concreto é descontinuada o tempo inteiro; assim, espaços completamente vazios estão alinhados com cômodos cuja funcionalidade é determinante para o programa familiar. “Esses módulos são separados por circulações e suas respectivas individualidades. Isso foi determinante no processo de construção, pois a intervenção em um bloco não afetava a operação geral da casa”, descreve o arquiteto.

Funcionalidade dos módulos

Cada bloco expressa em suas fachadas as funções que são desenvolvidas em seu interior. O bloco social – composto por sala de estar, jantar, terraço e lavabo – foi concebido como uma caixa de vidro totalmente transparente e permeável, na qual o usuário está totalmente integrado ao exterior e em contato direto com a natureza que o rodeia.

Já os volumes que abrigam o quarto principal e outros dois dormitórios de hóspedes foram concebidos como cavernas, ou sejam, são rodeados por paredes e encaixados dentro da residência. “Essa concepção permite que o usuário tenha contato visual do lado de fora, enquanto sua privacidade é mantida, como deve acontecer quando falamos de dormitórios”, completa Dulanto.

O último espaço é delimitado por uma "caixa cega", que não tem contato visual com o exterior. Lá fica o quarto de serviço, constituído por um banheiro, pátio, lavanderia e tendal, além de um depósito.

Apesar da aglutinação, percebe-se a diferença de níveis, materiais e formato dos módulos Foto: Juan Solano Ojasi

O programa simples fica completo com a área do deck, com piscina e churrasqueira. Esta área é separada do resto da casa pelo jardim.

Veja outros projetos de Martin Dulanto:

Casa Seta

Casa AVE

Casa Topo


Escritório

Martin Dulanto Arquitecto4 projeto(s)

Local: LI, Peru
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 1060
Área construída: 195

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo