> > > 1703 Ristretto

1703 Ristretto

1703 Ristretto
Cheio de referências a filmes e personagens, o apartamento 1703 Ristretto é o lar ideal para um casal aficionado por cinema. O projeto é de Marina Carvalho Arquitetura Foto/Imagem:Evelyn Müller

Um projeto para cinéfilos

Quem circula pelo apartamento 1703 Ristretto rapidamente conclui que ele foi projetado para pessoas apaixonadas pelo cinema. Cheio de referências a personagens e produções geeks, o apartamento foi assinado pelo escritório Marina Carvalho Arquitetura

Os proprietários chegaram até a arquiteta com alguns pedidos, entre eles, que o projeto fosse funcional e revelasse a essência da família. Outro desejo era ter um escritório no meio da sala, que pudesse ser escondido quando necessário. Foi então que surgiu o cubo azul, uma estrutura composta por portas camarão que abrem ou fecham, proporcionando completa privacidade ou total integração com o estar e o jantar.

Originalmente voltado para a sala, o lavabo teve sua orientação alterada, permitindo a criação de uma dispensa “invisível” na parede paralela ao home office. O volume é revestido por fórmica do tipo lousa preta e virou a atração do imóvel. A pedido da arquiteta, uma equipe especializada montou um layout e escreveu com canetinha que imita giz várias frases icônicas das produções favoritas dos moradores.

Dentro deste cubo, o banheiro temático do Star Wars tem paredes pretas e outras revestidas por um papel de parede com desenhos do personagem principal da franquia. No lugar convencional do espelho – acima do lavabo –, um quadro com a famosa frase “may the force be with you” completa lista de itens do tema. Ao lado esquerdo, um espelho que vai do chão ao teto dá sensação de amplitude.

O tema escolhido para o lavabo foi Star Wars Foto: Evelyn Müller

Com ambientes conectados, o apartamento esbanja conforto. Marcada pelo uso da madeira e aliada ao café/bar, a varanda se tornou parte do living. Além de proporcionar mais espaço, a integração contribuiu para que o interior recebesse alta incidência de iluminação natural durante o dia, independentemente da abertura de cortinas.

Ala íntima

Na suíte do casal, o azul – cor preferida deles – é destaque. Para equilibrar com a presença de diferentes informações e texturas a base do quarto é neutra. A parede da cabeceira leva tijolos impermeabilizados e pintados, além de luminárias pretas que remetem ao estilo industrial.

A zona que formava dois banheiros e um closet recebeu ajustes e transformações, já que a moradora queria um local exclusivo. “Um dos banheiros foi expandido e agora atende aos dois, com box mais espaçoso e bancada com cuba dupla. O outro foi diminuído, se tornando o closet dele. O closet original ficou para ela e ainda ganhou um espaço para maquiagem”, conta Marina Carvalho.

Escritório

Marina Carvalho Arquitetura3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2019
Área construída: 110

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo